Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Lesões de ligamentos do joelho


Os ligamentos trabalham em conjunto com os meniscos( amortecedores dos choques existentes nos joelhos), e freqüentemente nas lesões agudas, ocorre comprometimento de mais de uma estrutura. Nas lesões de ligamentos, pode se observar estiramento com ou sem instabilidade ( o joelho fica mole e facilmente os ossos são deslocáveis) ou surge a ruptura completa do mesmo.Essas lesões acontecem muito comumente em atividades esportivas, quando a perna esta fortemente apoiada no chão e sofre uma rotação brusca.

O indivíduo pode sentir o estiramento ou ruptura do ligamento, o que impede de continuar a atividade que estava praticando. Alguns ligamentos são lesados mais frequentemente do que outros, e cada um requerem um tipo específico de tratamento.

O paciente apresenta alem de dor forte ter também espasmos musculares. Em alguns casos, ha derramamento de sangue dentro do espaço articular chamada de hemartrose. Deve se pesquisar uma possível lesão de menisco associada nessas ocasiões.

Existe também a possibilidade de o comprometimento do ligamento ser crônica e o individuo conta que o joelho trava às vezes não completando o movimento. Nesses casos, esses pacientes não procuram o medico logo que os sintomas iniciam-se, mas quando surgem outros sintomas como fraqueza muscular e piora da capacidade para andar.

O tratamento indicado, como vai depender do ligamento lesado e da gravidade da lesão.

Pode ser necessária reconstrução cirúrgica, especialmente em atletas. O processo de reabilitação, apos a cirurgia, são de extrema importância para garantir a mobilidade completa da articulação. A grande maioria dos casos atinge recuperação completa ou quase completa da movimentação normal do joelho.

O deslocamento de patela ou rotula é uma importante causa de hemartrose e deve sempre ser pesquisada nos casos de trauma agudo do joelho. Essa lesão ocorre quando o joelho esta dobrado e a perna sofre uma força de "rotação para fora". São mais comuns em mulheres, na segunda década de vida.

O indivíduo relata que a patela (rotula) deslocou "para fora", ou então pode falar que o restante do joelho deslocou "para dentro". Porem, geralmente, o deslocamento é visualizado na hora em que ocorre, pois a redução (ou seja, a volta da patela para seu lugar normal) ocorre quando a pessoa estica a perna.

Quando o medico examina o joelho, o paciente vai se queixar dor e desconforto quando a patela for movimentada ou quando o joelho é dobrado. Existem várias formas de tratamento para essa lesão, incluindo imobilização imediata associada a exercícios para fortalecimento muscular, imobilização com gesso por 6 semanas seguida de reabilitação, cirurgia, etc. É importante que se faça um estudo da presença de possíveis fatores predisponentes.

Se o deslocamento ocorrer novamente, é necessário fazer um realinhamento da patela.A ruptura de tendões dos másculos da coxa e da patela pode resultar de uma contração muscular excêntrica, como ocorre, por exemplo, quando um atleta tropeça e tenta não cair. A ruptura do tendão do músculo quadríceps (músculo da coxa) ocorre mais frequentemente apos os 40 anos de idade.

Geralmente, o tendão apresenta algumas alterações degenerativas, o que reforça a hipótese de que tendões normais não se rompem. Raramente, ocorre nos dois membros inferiores. A principal característica é que o paciente não consegue esticar a perna e, quando isso é tentado, observa-se a formação de um "buraco" logo acima da patela.

O tratamento é cirúrgico. A ruptura do tendão da patela ocorre em indivíduos com menos de 40 anos de idade. O paciente não consegue esticar a perna, ativamente. A patela encontra-se deslocada para cima e pode-se sentir um defeito abaixo dela. O tratamento também é cirúrgico.

J.Selfe e colaboradores professores de educação física da Universidade de Lancashire em Preston, Reino Unido chamam atenção para as dores da região principalmente quando a pessoa precisa fazer durante uma tarefa de descida de rampa.

Os autores investigaram o efeito da bandagem patelar em 13 pacientes com diagnóstico de síndrome da dor femoropatelar realizada numa descida a passo lento. Foi gravado com câmaras infra-vermelho de TV e plataformas de análise de pesos nos sistemas de análise de movimentos.

Os pacientes que sofrem de síndrome da dor femoropatelar demonstraram melhora da dor e controle da torção do joelho durante a descida em passo lento após a aplicação da bandagem.

Fonte :: Gait Posture. 2011 May 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário