Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Portugal: Implante pioneiro de válvula aórtica

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho realizou esta terça-feira um implante pioneiro em Portugal de válvula aórtica, por via transaórtica, uma nova abordagem que "apresenta índices de complicações hospitalares muito reduzidos".

Em comunicado enviado, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho anuncia que realizou, "pela primeira vez em Portugal, uma nova abordagem do implante através de cateter da válvula aórtica (TAVI) por via transaórtica".

O implante "é realizado através de uma "mini-esternotomia" -- pequena incisão de cinco centímetros no esterno, utilizada com alguma frequência na cirurgia cardíaca minimamente invasiva", explica.

O hospital refere que "através deste procedimento foi possível a colocação da prótese aórtica com válvula biológica, uma terapia revolucionária no tratamento da estenose aórtica grave com benefícios clínicos sustentados e resultados evidentes na melhoria da qualidade de vida dos doentes".

Estima-se que em Portugal "uma em cada 15 pessoas com mais de 80 anos sofra de estenose aórtica grave, uma deformidade e calcificação da válvula aórtica que impede o seu normal funcionamento".

No bloco operatório para a intervenção, que foi feita pela primeira vez em Portugal, estiveram as equipas especializadas de cardiologia de intervenção e cirurgia cardíaca do Centro Hospitalar.

Fonte Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário