Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ácido úrico elevado – Exame de sangue para diagnóstico da gota, tratamento e dieta

O ácido úrico é um produto químico produzido naturalmente no corpo através da decomposição de substâncias chamadas purinas. Purinas são formados com a ingestão de determinados alimentos tais como ervilhas, feijão e bebidas como a cerveja de todo dia de muitos brasileiros, e também o vinho.

Fazendo o exame de sangue no laboratório de ácido úrico poderá detectar níveis altos, podendo causar a gota, o que certamente exigirá mudanças radicais na dieta para reduzir os níveis. Neste texto vamos fazer uma análise geral sobre o ácido úrico.

O ácido úrico é produzido pelo corpo durante a decomposição natural das células do seu corpo e também dos alimentos que ingerimos, Os rins filtram a maior parte do ácido úrico e, em seguida é jogado para fora do corpo através da urina. Se os rins não conseguem eliminar o ácido úrico do sangue de forma apropriada e se a quantidade de ácido úrico produzido por seu corpo é muito alto, então surge elevado níveis de ácido úrico no sangue.

Quando os níveis elevados de ácido úrico no sangue começa a formar um depósito na forma de cristais sólidos dentro das articulações, levando a uma condição dolorosa chamada gota. Altos níveis de ácido úrico é muitas vezes responsável por pedras nos rins ou insuficiência renal. A gota é uma forma de artrite. Veja também que cerveja não combina com gota.

Sabendo destes problemas causados pelo ácido úrico aumentado temos que fazer regularmente exames para averiguar se existe alterações no sangue circulante, sendo que o valor normal de ácido úrico no sangue é de 2,4 a 6,0 mg/dl para mulheres e 3,4 a 7,0 mg/dl para homens.

Normalmente, o ácido úrico se cristaliza acima 6.8mg/dl, então qualquer coisa acima disso é considerado perigoso. Se a gota já foi diagnosticada, você deve tentar manter um nível de ácido úrico em torno de 6mg/dl.

Gota é o tipo mais doloroso de artrite que causa dor aguda, inchaço, vermelhidão e rigidez das articulações.

Então, não espere mais, consulte seu médico e faça exame para avaliar a quantidade de ácido úrico que está circulando no seu sangue, quanto antes diagnosticar qualquer alteração melhor as condições de tratamento e controle.

Para prevenir as recorrências futuras dos ataques de gota, os médicos geralmente indicam medicamentos como o alopurinol, aplicação de gelo ou compressas frias sobre a articulação afetada para aliviar o inchaço e a inflamação das articulações.

Pessoas que sofrem com eventos da doença gota deve consumir alimentos que contêm quantidades médias e baixas das purinas. A dieta mais recomendada para a gota inclui legumes com baixa quantidade de purinas, tais como, repolho, salsa e couve, juntamente com vegetais verdes folhosos, cerejas frescas, amoras e morangos, aipo, açúcar, gelatina, alimentos ricos em bromelina, tais como o abacaxi, e os alimentos ricos em vitamina C, incluindo, repolho roxo, laranja e pimentão vermelho.

Suco de cereja, também pode ajudar reduzir os ataques de gota, pode consumir ainda sucos de vegetais como a beterraba, cenoura e suco de pepino.

O limão, ao contrário do que muitos imaginam, neutraliza o ácido úrico.

Frutas como a maçãs contêm o ácido málico, que podem neutralizar o ácido úrico, enquanto que as uvas podem diminuir a acidez do ácido úrico, além de facilitar a sua eliminação do corpo, o vinagre de maçã pode dissolver os cristais de ácido úrico para facilitar a sua expulsão do organismo. Outros alimentos ou remédios naturais são o alho, gengibre, hortelã e açafrão. Os remédios naturais não só pode ajudar a controlar os sintomas da doença, mas pode diminuir a produção de ácido úrico.

Reduza o consumo de sucos de frutas embalados, molhos, conservas comerciais e adoçantes artificiais, evite álcool, como já dissemos acima, citando a cerveja, também, carnes, frutos do mar, mas é importante manter um peso corporal ideal com a ajuda de uma dieta equilibrada e exercício regular.

Procure o médico para identificar se a sua suspeita de ter ácido úrico elevado é verdadeira, ele vai indicar exames e fazer avaliações clínicas que diagnosticam a gota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário