Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Japoneses criam aparelho que mede a atividade do cérebro em tempo real

Dispositivo pode melhorar o desempenho em sala de aula. Um time de futebol poderia ser monitorado simultaneamente

Uma equipe de pesquisadores japoneses revelou nesta quarta-feira (14) um aparelho que mede a atividade do cérebro e que poderia ser usado para melhorar o desempenho em sala de aula e nos esportes.

Engenheiros da empresa Hitachi trabalharam com cientistas de uma universidade para desenvolver o dispositivo, que mede com precisão e utilizando luz infravermelha as mudanças a cada minuto na quantidade de sangue no cérebro.

Segundo os cientistas, os dispositivos sem fio poderiam ser executados simultaneamente, com os dados exibidos em uma tela em tempo real, permitindo que os pesquisadores monitorarem o desempenho de até 20 pessoas, ou de um time de futebol, por exemplo.

“Ao explorar a atividade cerebral de jogadores de futebol, é possível determinar em que condições eles jogam melhor e isso ajudaria no desempenho da equipe inteira”, explicou Ryuta Kawashima, da Universidade de Tohoku.

O aparelho recém-desenvolvido permitirá aos cientistas fazer medições em situações do dia a dia do paciente, disse Kawashima. A empresa japonesa Hitachi informou que ainda não tem planos para um lançamento comercial do equipamento.

Fonte France Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário