Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Anvisa: 30% dos cruzeiros que chegaram ao país na temporada 2010/2011 tinham problemas sanitários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou ontem (14) um relatório indicando que cerca de 30% dos navios de cruzeiros que chegaram no país na temporada 2010/2011 apresentaram problemas sanitários.

As principais irregularidades encontradas nas embarcações estão relacionadas ao controle da qualidade da água e ao armazenamento, ao preparo e à distribuição de alimentos, o que pode aumentar a contaminação pelo norovírus, principal causador de diarreia.

O levantamento aponta que 70% das embarcações que visitaram a costa brasileira nessa temporada apresentaram condições sanitárias satisfatórias para a maioria dos itens inspecionados. Para o diretor da Anvisa, Agenor Álvares, há dois motivos para esse índice.

“A primeira questão é um regulamento bastante claro que foi apresentado para as empresas que operam nesse setor, para que elas se adequassem e cumprissem rigorosamente aquelas regras. E, em segundo lugar, ter aumentado a fiscalização e ter profissionalizado a nossa fiscalização”, destacou.

Agenor Álvares disse também que a intenção da Anvisa e dos empresários do ramo é chegar ao mais alto nível de condições sanitárias nos navios. De acordo com o diretor, as operações de fiscalização serão permanentes.

Segundo os números da Anvisa, na temporada de cruzeiros marítimos 2009/2010, foram registrados 4.441 casos de doenças em passageiros e tripulantes. Na temporada 2010/2011, o número caiu para 792. Apesar da redução de 82%, o número ainda preocupa, disse Álvares.

O levantamento da Anvisa foi apresentado durante o Encontro Anual de Avaliação da Temporada de Navios de Cruzeiro 2010/2011, em um hotel na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. O encontro também serviu para discutir o Guia Sanitário de Navios de Cruzeiro, que traz orientações para o monitoramento de casos suspeitos de doenças transmissíveis a bordo de navios e que padroniza os procedimentos de controle sanitário nesse tipo de embarcação. Na oportunidade também foi lançada uma página na internet com informações sanitárias para os viajantes.

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário