Mineral também é importante para os hormônios sexuais
Incluir o zinco na alimentação é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico (que combate infecções no nosso corpo). O mineral é importante para o crescimento e também na produção dos hormônios sexuais, aumentando a libido.
Segundo estudos recentes, o zinco tem o mesmo grau de importância que o ferro e o cobre, uma vez que mais de 300 enzimas do nosso organismo dependem dele. Pessoas que ficam constantemente resfriadas podem estar com baixa quantidade de zinco no sangue.
O ideal, segundo os pesquisadores, é ter de 70 e 110 microgramas por decilitro. Uma pessoa com carência do mineral tem no sangue entre 60 e 80 microgramas de zinco. A ingestão diária recomendada é de 12 mg para mulheres e 15 mg para homens. Já as grávidas e lactantes precisam de uma quantidade maior, de 19 mg por dia.
A carência é sentida no corpo por meio de manchas brancas nas unhas, perda de apetite e alterações de olfato. A falta do mineral também compromete o crescimento, o desenvolvimento sexual, a cicatrização e a imunidade.
O zinco é encontrado na carne vermelha, cereais integrais, castanha do Pará, castanha do caju, nozes, amêndoas, feijão, grão de bico, ervilha e frutos do mar.
Fonte Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário