Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Certificação em Esterilização: Hospital da Mulher recebe certificado Diamante

Para conseguir a certificação em Esterilização Hospitalar é necessário atingir, no mínimo, 92% de conformidades

O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti (RJ), recebeu a Certificação Internacional 3M, categoria Diamante, do Programa de Certificação em Esterilização Hospitalar da instituição. A unidade é a primeira do estado do Rio de Janeiro a receber tal certificação e a segunda em todo o Brasil. O programa, criado em 2005, tem por objetivo o reconhecimento das unidades de saúde que implementam e praticam boas práticas em suas Centrais de Materiais e Esterilização (CME).

Em 2010, com seis meses de inauguração, o Hospital da Mulher recebeu a certificação na categoria Ouro. A unidade se tornou modelo de gestão compartilhada, atendendo aos moldes estabelecidos pela Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro através de metas quantitativas e qualitativas acompanhadas pelo grupo gestor.

A CME do Hospital da Mulher é uma unidade de apoio técnico a diversos setores do hospital, como o centro cirúrgico, a Unidade Intermediária Neonatal, as UTIs feminina e neonatal, o alojamento conjunto, entre outros, fornecendo produtos para esterilização e desinfecção adequadamente reprocessados.

“Até agora, foram 3.361 partos e mais de 50 mil consultas ambulatoriais. Receber esse certificado hoje nos dá a certeza de que acreditamos e aceitamos o desafio correto. E, com isso, temos visto a satisfação da nossa principal cliente, que é a usuária do SUS, ressalta, em comunicado, a diretora da unidade, Nilene Gouvea.

Durante um ano, técnicos da 3M visitaram o hospital a fim de inspecionar as rotinas aplicadas e criar um protocolo de normas e rotinas em conjunto com o setor. Esse protocolo foi baseado em regras e normas de organizações nacionais e internacionais como a Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc), Joint Comission International (JCI), Association of periOperative Registered Nurses (AORN), Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e, principalmente, Association for the Advancement of Medical Instrumentation (AAMI).

Desde a inauguração do HMHS, 14.392 itens foram esterilizados e mais de 1600 desinfectados. Segundo o representante da 3M, André Garça, o programa criou um check list com 59 itens e, para conseguir a certificação Diamante, é necessário atingir, no mínimo, 92% de conformidades.

A certificação foi formalizada em evento na própria instituição com a presença de representantes da secretaria estadual de saúde do Rio de Janeiro e gestores do consórcio VITA Saúde, responsáveis pela gestão do hospital desde a sua inauguração.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário