Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novo equipamento traz evolução para tratar a próstata

Equipamento desobstrui canal da uretra com vaporização

Um avanço no tratamento do segundo câncer mais comum em homens, o de próstata, acaba de chegar ao Brasil. Trata-se de um laser que desobstrui o canal da uretra de forma pouco invasiva, vaporizando seu interior. Com isso, o paciente volta a urinar sem dor. A técnica já está sendo usada há dois meses no Centro de Referência em Saúde do Homem, hospital ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Pelo menos 60 pacientes foram operados com a tecnologia. Ainda não há previsão de chegada do aparelho no Rio Grande do Sul.

O urologista Joaquim Claro, diretor do centro, afirma que se há esse estreitamento do canal, a bexiga precisa de mais pressão para funcionar. Com o tempo, o músculo pode entrar em falência, e o paciente precisará de sonda para urinar.

O aparelho – que custa cerca de R$ 300 mil – é o único desse tipo no país pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Claro, o método é eficaz porque age também na presença de água, enquanto os mais antigos só atuam em células com oxigênio (oxi-hemoglobinas). Outra vantagem é que o procedimento pode ser feito ambulatoriamente ou com um dia de internação, reduzindo o risco de infecções e oferecendo um pós-operatórioretra com vaporização.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário