Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Portugal: Presidente dos HUC exorta a rápida fusão dos hospitais de Coimbra

Presidente dos HUC exorta a rápida fusão dos hospitais de Coimbra | © DR
O presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) exortou hoje a uma rápida instalação do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), por entender que a concentração pode eliminar custos de redundâncias.

Ao intervir hoje no dia dos HUC, dedicado ao seu padroeiro, S. Jerónimo, Fernando Regateiro disse compreender que o novo Governo ainda não tenha tido tempo para concretizar a instalação desse grande centro hospitalar, criado por diploma legal em março passado, pelo executivo socialista.

No entanto, frisou que a reorganização hospitalar deveria ter acontecido “há meia dúzia ou uma dúzia de anos” e que nesta altura “só peca por tardia”.

O CHUC resulta da fusão dos HUC, do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) e do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra e, na perspetiva de Fernando Regateiro, “pode gerar poupanças sem qualquer prejuízo para os doentes”.

“Se anteriormente houve mudanças, porque as temer hoje? Há que fazer bem”, questionou na cerimónia o presidente dos HUC, lembrando as reformas hospitalares bem sucedidas, mas também contestadas, de D. Manuel I, no século XVI, e do Marquês de Pombal, no século XVIII.

No entendimento de Fernando Regateiro, “não vai haver financiamento para redundâncias, nem para ofertas exageradas”, e “o futuro deve ser encarado com serenidade”.

“Cada dia que passa no combate às redundâncias é dinheiro perdido”, sublinhou, lembrando que os HUC gastam diariamente 800 mil euros do erário público.

Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) celebraram hoje o dia do seu padroeiro, S. Jerónimo, homenageando 153 profissionais com 25 anos de serviço e também os 112 que se aposentaram no último ano. Foi também inaugurada uma exposição alusiva à atividade assistencial na I República.

Fernando Regateiro, na sessão solene, naquela que poderá ter sido a derradeira evocação do padroeiro dos HUC, lembrou que foi há precisamente 25 anos que se iniciou a transferência do “hospital velho”, na "Alta" universitária, para as atuais instalações.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário