Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Evitar muito tempo em frente à TV ou computador ajuda na prevenção da obesidade infantil

Saiba o que é preciso cuidar no estilo de vida dos pequenos para evitar que eles fiquem acima do peso


Cuidados com a alimentação e incentivo a atividades físicas ajudam a prevenir a obesidade infantil. Para o endocrinologista Rogério Friedman, o aumento do número de crianças com excesso de peso tem relação direta com o estilo de vida dos pequenos.

— A alimentação é cada vez mais rica em alimentos calóricos, comida industrializada, salgadinhos, refrigerantes. E o sedentarismo cresce. As crianças ficam cada vez mais em frente de alguma tela, seja da TV, seja do computador — critica.

A pediatra Christiane Araujo Chaves Leite, doutora pela Universidade Federal de São Paulo, destaca a dificuldade no tratamento do excesso de peso, que depende de uma questão de educação e hábito. Evitar alimentos com muitos condimentos e sal ou ricos em açúcar ajuda. A médica salienta que os cuidados devem começar pela mãe, ainda na gestação:

— O filho de uma mãe que fica obesa durante a gravidez ou um bebê que apresenta excesso de peso pode desenvolver uma memória em seu corpo que vai acompanhá-lo por décadas.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Política de Alimentação e Nutrição (PAN), trabalha para prevenir a obesidade infantil. Em seus núcleos espalhados pelo Estado, o órgão tem técnicos que desenvolvem com os municípios atividades para modificar os hábitos das famílias gaúchas.

— Precisamos fazer a cozinha de casa funcionar mais, evitar os lanches, introduzir arroz integral, frutas e verduras na alimentação das crianças. São ações para combater problemas no futuro — salienta o nutrólogo Paulo Henkin, coordenador do PAN.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário