Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Praticar ioga ajuda a aliviar dores

Revisão de estudos sobre o tema mostra que a prática tem efeito, mas apenas sobre alguns tipos de dor

Para muitas pessoas, a ioga é mais do que apenas um exercício. Estudos mostram que é uma das formas de terapia alternativa mais comumente usadas. Muitos dependem da ioga para aliviar dores crônicas e agudas e as razões para isto são variadas.

Alguns pesquisadores acreditam que a ioga alivia a dor por meio do relaxamento e da liberação de endorfinas. Outros dizem que pode reduzir a inflamação e promover emoções positivas. Vários estudos tentaram determinar se praticar ioga pode realmente ajudar a atenuar a dor.

Em uma recente revisão de estudos, uma equipe de pesquisadores esmiuçou a ciência e identificou dez experimentos clínicos aleatórios, envolvendo centenas de pacientes. Os estudos observaram os efeitos da ioga na dor oriunda de enfermidades como a artrite, problemas lombares, sintomas de gravidez e enxaqueca. As condições de controle eram tratamentos convencionais e mudanças de exercício, dieta e hábitos de vida.

Nove dos dez experimentos clínicos descobriram que a ioga pode ajudar a oferecer alívio da dor, o que os autores consideram 'animador’. Porém, eles também perceberam que nenhuma conclusão definitiva foi alcançada, por várias razões.

Os estudos envolveram pacientes que tinham dor proveniente de uma variedade de problemas e eles observaram que os vários tipos de ioga empregados nos estudos tinham similaridades, como os exercícios de respiração, alongamento e relaxamento – mas também muitas diferenças. O que complicou foi que a intensidade, a quantidade de tempo e a frequência das sessões de ioga variavam de um estudo para o outro.

Conclusão: Apesar das evidências sugerirem que a ioga tem potencial para aliviar a dor, escreveu o grupo de pesquisadores, os dados científicos não são suficientemente fortes para ter certeza de que a prática realmente alivia a dor. Segundo o relatado na revisão de estudos, a ioga pode ter alguma utilidade no alívio da dor, mas são necessárias mais pesquisas.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário