Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tomar sol pela manhã pode reduzir risco de câncer de pele

Regeneração do DNA seria maior no período matutino, diminuindo danos da radiação

Tomar sol pela manhã, e não no fim de tarde, pode reduzir o risco de desenvolver câncer de pele, revela uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Para chegar ao resultado, os autores expuseram dois grupos de ratos à radiação UV _às quatro da manhã e às quatro da tarde, nos momentos de mínima e máxima atividade de regeneração do DNA celular, respectivamente.

Aqueles expostos quando a atividade de regeneração estava no nível mínimo, pela manhã, tiveram um risco cinco vezes maior de desenvolver tumores de pele.

Nos humanos, acontece o contrário. Os cientistas acreditam que a taxa de regeneração do DNA seja maior no período matutino. Por isso, pode-se supor que aconteça exatamente o inverso do observado nos ratos. Ou seja, durante a manhã o organismo estaria mais protegido contra lesões.

"A pesquisa sugere que limitar os banhos de sol aos horários da manhã pode reduzir o risco de câncer em pessoas", diz Aziz Sancar, um dos líderes do trabalho. "No entanto, é preciso fazer novos estudos antes de recomendações definitivas", reconhece o autor.

O autor e sua equipe já haviam demonstrado que uma proteína chamada XPA é responsável por corrigir danos ao DNA causados pela radiação ultravioleta. O próximo passo é mensurar as taxas de regeneração do DNA na pele de pessoas para confirmar a descoberta.


Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário