Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Campanha alerta para prevenção do aneurisma de aorta abdominal

Doença silenciosa que atinge a principal artéria do corpo é fatal em 50% dos casos


Silencioso e geralmente assintomático, o aneurisma de aorta abdominal mata 90% daqueles que não tiveram chance ou tempo de serem diagnosticados previamente. Para alertar a população sobre essa doença grave e praticamente desconhecida, foi criada a Semana Estadual de Combate e Prevenção do Aneurisma da Aorta, que ocorre até sábado.

Principal artéria do corpo humano, a aorta distribui sangue para todo o organismo. Nasce no coração, desce pelo tórax e abdômen, bifurcando-se em duas artérias, uma para cada membro inferior. Seu diâmetro normal é de 2cm. Quando algum ponto da aorta torna-se mais frágil, aumenta de calibre, dando origem a uma dilatação. Ao atingir o diâmetro de 3cm ou mais, está instalado o aneurisma.

Quanto mais o tempo passa, mais o aneurisma infla e tem chance de estourar. Como a pessoa não sente dor, acaba descobrindo a lesão quase sempre por acaso, quando são solicitados exames de imagem para investigar outro problema de saúde.

— Se a aorta rompe, é fatal em 50% dos casos. Desses, cerca de 40 a 50% morrem antes de chegar no hospital, outros 40% têm óbito pós-operatório. Se o grupo de risco, pessoas acima de 60 anos, fizer check-up vascular, anualmente, as mortes serão reduzidas — alerta o cirurgião cardiovascular Eduardo Keller Saadi.

Por causa da gravidade, foi sugerida a inserção da campanha no calendário oficial do Estado, por meio de lei. Em conversas com o deputado, hoje secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, Saadi relatou a sua preocupação com a terceira idade. Conforme o IBGE, essa faixa da população passou de 4,3% dos habitantes em 2000 para 5,8% em 2010.

— O objetivo da lei é que se criem ações permanentes para que a população se informe sobre esse mal, do qual muitos sofrem mas não sabem, pois não dói, mas pode ser fatal. É importante que as pessoas saibam que existe prevenção e tratamento eficazes — explica o cirurgião cardiovascular Saadi.

Secretário diz que semana ajudará a reduzir mortes
A programação contará com palestras, distribuição de cartilhas informativas e realização de exames gratuitos para rastreamento.

Para o autor da lei, a criação da semana de alerta é fundamental para a diminuição dos índices de mortalidade.

— A ação se propõe a sensibilizar a população para os aneurismas da aorta e divulgar os principais fatores de risco desta doença grave, permitindo assim aumentar o número de diagnósticos precoces. Além da promoção de saúde, deve-se considerar a economia para os cofres públicos. Serão evitados gastos com internações e medicamentos, medidas extremas, tardias e pouco eficazes no caso de aneurisma da aorta, já que, se diagnosticada precocemente, a doença tem cura — justifica o secretário.

Saiba mais sobre o aneurisma de aorta abdominal
O aneurisma da aorta abdominal ocorre quando o grande vaso sanguíneo que fornece sangue ao abdômen, à pélvis e às pernas se torna estranhamente maior ou fica inchado. Aneurismas da aorta abdominal envolvem alargamento, alongamento ou inchaço da aorta. Há diversas causas para a ocorrência deles, mas a mais comum resulta de doença aterosclerótica. Conforme a aorta fica progressivamente maior ao longo do tempo, há uma maior chance de ruptura.

A causa exata é desconhecida, mas os fatores de risco para o desenvolvimento de um aneurisma da aorta incluem fumo, pressão e colesterol altos, ser do sexo masculino, e ter mais de 60 anos, ter enfisema, obesidade ou histórico familiar.

Os aneurismas geralmente não apresentam sintomas. Caso se expanda rapidamente, rompa (rompimento do aneurisma) ou se houver sangramento pelas paredes dos vasos (dissecção aórtica), os sintomas podem se desenvolver de forma repentina. Os sintomas da ruptura incluem dor no abdômen ou nas costas, pele fria e úmida, náusea e vômitos e frequência cardíaca acelerada.

O aneurisma da aorta figura como 13ª causa de mortes entre todas no mundo e a 10ª entre homens com mais de 55 anos. O Brasil não tem levantamentos atualizados, mas os índices de ocorrências não devem ser muito diferentes dos registrados nos Estados Unidos, onde são diagnosticados cerca de 200 mil casos/ano, sendo que 15 mil apresentam alto risco de morte por ruptura.

Como evitar a aterosclerose e a hipertensão:
— Alimentação balanceada
— Evitar o excesso de peso
— Praticar atividade física
— Não fumar
— Não abusar do consumo de sal
— Controlar as taxas de colesterol e triglicerídios

Programação

O que:
Semana Estadual de Combate e Prevenção do Aneurisma da Aorta
Quando: até sábado
Onde: Hospital Mãe de Deus (Rua José de Alencar, 286)
Inscrições: www.maededeus.com.br. Os primeiros 100 inscritos com idade acima de 60 anos ganham senha para ecografias gratuitas de rastreamento.
Informações: (51) 3230-2034

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário