Procurando consolidar sua marca no País, a Bertchold planeja faturar 5 milhões de euros em um ano e conquistar o favoritismo dos players da saúde
Uma das maiores expressões de exaltação ao País é o Hino Nacional. Entre as estrofes pertencentes ao canto brasileiro o trecho: “Entre outras mil, és tu Brasil” possui grande força de representação. Além de aclamar as terras brasileiras, a oração também pode ser usada para explicar um momento atual: o grande interesse que empresas multinacionais vêm apresentando ao realizar investimentos e construir parcerias com companhias brasileiras. Indicadores econômicos do Banco Central mostram que de 2010 para este ano, os investimentos estrangeiros subiram 157,01%, indo de US$17.153 milhões para US$44.085.
A aliança firmada em maio deste ano entre a holding alemã Berchtold, que atua na concepção e implantação de ambientes cirúrgicos, e a Bace Healthcare, fornecedora de produtos de consumo médico-hospitalar também é um exemplo de que o mercado de investimentos estrangeiros está aquecido no País.
Segundo o vice-presidente da Berchtold, Frederico Wollny, a empresa decidiu firmar essa parceria devido à imagem positiva que o Brasil possui no exterior. “O mercado brasileiro é um dos maiores do mundo, principal da América Latina e possui um crescimento forte e acentuado, junto com a China”.
Wollny conta que sua relação com a Bace começou antes mesmo de ele trabalhar na Berchtold. Ele lembra que foi diretor da divisão da América Latina da Paul Hartman, empresa fabricante de dispositivos médicos, e que têm os seus produtos distribuídos no Brasil pela Bace.
“Sempre tive uma boa relação comercial a pessoal com a Bace. estávamos à procura de uma empresa que tivesse boa penetração junto às grandes instituições no mercado de São Paulo. Diante desse fato, achamos que essa aliança poderia ser benéfica para os negócios da Berchtold”, explica.
Da mesma forma, a Bace estava prospectando novos clientes e viu na parceria com a Bertchold uma boa chance de aumentar o seu portfólio e trazer inovações para o segmento. Segundo o sócio-diretor da Bace Health Care, Ronald Lorentziadis, a Bertchold é uma empresa tradicional que possui projetos consistentes. “Os produtos da Bertchold estão presente em 90% dos hospitais de alto padrão dos Estados Unidos.Ter a chance de representá-los no Brasil nos proporciona grandes expectativas”.
Quando o assunto diz respeito às boas perspectivas de mercado entre as duas empresas, a recíproca é verdadeira. Isso porque a Bertchold tem a meta de conseguir alcançar rapidamente o faturamento de 5 milhões de euros no Brasil. “Creio que podemos alcançar esse objetivo, firmando parcerias com empresas que têm habilidade de comercializar produtos de maneiras assertiva”.
Com um faturamento anual de 100 milhões de euros no mundo, onde 95% dos ganhos provêm de exportações, a Berchtold tem o intuito de se firmar cada vez mais em mercados estrangeiros. “Além do Brasil, estamos à procura de consolidação dos nossos negócios na China, México, Argentina, Venezuela e Colômbia”.
Entre as soluções que a empresa está trazendo para o Brasil, pode-se citar a sua linha de sistemas de iluminação para cirurgias e exames, mesas hospitalares, braços eletro-mecânicos fixados no teto e soluções para salas cirúrgicas.
Além de desenvolver soluções para centros cirúrgicos, a parceria das empresas também oferecerá consultoria e monitoramento, com modelos de desenhos de salas de cirurgia e bloco cirúrgico, juntamente com orientações sobre como fazer um bom planejamento de compras para clínicas e centros cirúrgicos.
“A prestação de serviços é o futuro, estamos desenvolvendo esse projeto há poucos anos, mas é uma exigência do cliente. Não podemos nos limitar apenas a desenvolver equipamentos, temos que desenvolver soluções completas”.
Wollny explica que, por enquanto, os serviços de consultorias estão localizados apenas em países como Holanda, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, mas pretende realizar treinamento de mão de obra para que possa ser feito no Brasil também. “Nós temos profissionais a disposição dos clientes brasileiros. Se alguém necessitar de acompanhamento no seu dia a dia, detectamos parceiros locais”
Dados mostram que a Berchtold reverte 8% do seu faturamento mundial em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. Diante desse fato, a empresa desenvolve em conjunto com a DLR, agência aeroespacial alemã, robôs para auxiliarem nas cirurgias. O executivo encerra ao dizer que a empresa pretende lançar mundialmente essas tecnologias em 2014.
Fonte SaudeWeb
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