Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Atenção para a saúde das crianças na hora de comprar o material escolar

Carga da mala deve representar, no máximo, 10% da massa corporal da criança


Agora na metade do mês de fevereiro, pais e filhos já abandonaram a euforia das férias para dedicarem-se à compra de material escolar exigida pelas instituições de ensino na volta às aulas. Mas será que houve uma preocupação com a saúde das crianças e dos adolescentes antes de escolher o personagem ídolo que estampará os lápis, os apontadores e as capas dos cadernos?

Independente da resposta é importante tomar os cuidados necessários para evitar que essa galerinha desenvolva doenças sérias no futuro, pois é alarmante o número de adolescentes que sofrem com alterações posturais e dores na coluna devido aos hábitos relacionados às atividades escolares. Entre os principais fatores prejudiciais estão o excesso de peso transportado nas mochilas, a maneira como são carregadas, o modelo utilizado, além do tempo de permanência com elas nas costas.

Segundo estudo autorizado pelo Comitê de Ética para Análise de Pesquisas no Hospital das Clínicas e na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), existem  medidas de intervenção baseadas em educação postural que podem mudar estes hábitos significativamente, principalmente no que diz respeito à utilização de mochilas. A pesquisa ainda afirma que a aceitação dos adolescentes para este tipo de programas propostos por fisioterapeutas é muito boa.

— Existem recomendações básicas a serem seguidas por pais e filhos. A começar pela mochila, cujo modelo deve ser o mais leve possível e sempre ter duas alças para que o transporte seja feito com apoio nos dois ombros. Outro ponto importante é que a carga da mala deve representar, no máximo, 10% da massa corporal da criança — explica o fisioterapeuta do Centro de Bem-Estar Levitas Santiago Munhos.

Seguindo recomendações médicas para procurar um fisioterapeuta, Helen Cristine Machado estava em busca de algo que ajudasse as filhas, Nina Machado Piazza (8 anos) e Lara Machado Piazza (10 anos), a desenvolver consciência corporal e evitar lesões graves no futuro, que as impeçam de praticar esportes, uma de suas atividades preferidas. Recentemente, as meninas foram matriculadas no programa de Fisiofitness Teen do Levitas, voltado a jovens com menos de 15 anos de idade.

— As crianças sempre adoraram praticar esportes, mas esta é a primeira vez que recebem acompanhamento de um fisioterapeuta e estão adorando a ideia. A diferença é que, neste caso, as atividades são focadas para a idade delas, com uma proposta que envolve lazer e bem- estar, já que as aulas são feitas em diferentes ambientes, muitas vezes na piscina ou com bola — afirma Helen.

— No espaço, além de praticar atividades com o objetivo de conquistar benefícios físicos, sociais e psicológicos, as jovens recebem orientações posturais que farão toda a diferença em sua fase adulta — conclui Santiago.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário