Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Exames: Topografia de córnea

O que é
Também conhecido como Ceratoscopia Computadorizada, é a avaliação da curvatura da córnea por meio da captação de imagens do olho.

Para que serve
Auxilia na identificação do formato da córnea, no diagnóstico de doenças da córnea (como o ceratocone), de alterações causadas por trauma ou por pterígio (pequena membrana na superfície do olho que cresce na direção à córnea, popularmente chamada de “carne no olho”), no acompanhamento de suturas em transplantes de córnea ou cirurgias de catarata, e na identificação de alterações induzidas por lentes de contato. Permite também o acompanhamento da evolução do astigmatismo.

Como é feito
O paciente é sentado em frente a uma máquina chamada topógrafo e coloca os olhos no local indicado pelo médico. Em seguida a máquina captura as imagem da córnea e as envia para um computador.

Preparo
Não necessita preparo prévio, embora seja indicada suspensão da lentes de contato para permitir avaliação da superfície da córnea.

Valores de referência
Mapas regulares e simétricos de curvatura em geral têm valores médios de curvatura entre 41,0 D e 45,0 D. Cada caso deve ser avaliado individualmente com o médico, pois os valores são relativos à avaliação de simetria, e relacionados ao grau de óculos que o paciente utiliza.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário