Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Escolha de embriões para gerar bebê é ético, dizem especialistas

A escolha de embriões para gerar um bebê livre de doença genética e compatível para doar células-tronco para um irmão não traz problemas éticos, segundo especialistas.

O presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Artur Dzik, afirma que o procedimento é um avanço em termos de medicina preventiva. "Foi possível garantir o nascimento de um bebê sem talassemia e aumentar a probabilidade de essa irmã ajudar o tratamento com o sangue de seu cordão umbilical."

O procedimento é novidade no Brasil mas já é feito há cerca de dez anos na Europa e nos EUA.

"São cerca de 400 casos de sucesso no exterior", afirma Ciro Martinhago, responsável pelo método de seleção usado no caso das irmãs brasileiras.

Ele destaca, porém, que o método não pode ser usado simplesmente para gerar irmãos compatíveis para transplante em casos de doenças não hereditárias.

"Se o casal tem um filho com leucemia, não dá para escolher um embrião para gerar um doador. O que nos ampara nesse caso [de Maria Clara] é o fato de a doença ser genética. Se vamos selecionar o embrião para não ter a doença e podemos salvar a irmã, por que não?"

Edson Borges, da clínica Fertility, que fez a fertilização, afirma que os embriões não implantados foram descartados, parte deles por terem talassemia e parte por apresentarem problemas morfológicos.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário