Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Adenóide: crianças que respiram pela boca podem ter problemas de desenvolvimento

Respirar pela boca, roncar, ter problemas para dormir e cansaço. Se seu filho tem este conjunto de sintomas, ele pode ter adenóide, a causa mais comum de obstrução nasal em crianças com mais de dois anos de idade. E não descuide: a adenóide pode comprometer o desenvolvimento físico e psicomotor de uma criança.
“Se roncar não é sinal de algo saudável entre os adultos, imagine em uma criança”, alerta Olavo Mion, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “O ronco é indicativo de problemas para respirar durante o sono e, portanto, de uma pior qualidade deste sono. E crianças que dormem mal podem ter alterações no desenvolvimento em geral, já que o hormônio do crescimento é secretado durante o sono profundo”, completa.

A adenóide pode ainda, em casos mais avançados, comprometer em algum grau a audição e o desenvolvimento psicomotor – se comparado com o de crianças saudáveis, ele será pior. Idem para o rendimento acadêmico. “Isso tudo vai causar a perda da qualidade de vida na criança no longo prazo”, aponta o especialista

E, ao forçar a criança respirar pela boca e não pelo nariz, a adenóide pode ainda contribuir para a má-formação do crânio, alterando o formato do palato (parte interna da boca), dos dentes e da mandíbula. “Os problemas causados pela adenóide deverão ser corrigidos na idade adulta e, normalmente, são cirurgias muito mais complexas do que a cirurgia da adenóide em si”, diz Mion.

Correção da adenóide é cirúrgica
A adenóide é uma alteração na extenção de uma mucosa do nariz, cuja função inicial é alertar o organismo para possíveis partículas que possam causar algum tipo de alergia. É essa mucosa que vai fazer qualquer pessoa espirrar quando inalar poeira, por exemplo.

O processo de crescimento anormal dessa mucosa se dá nas crianças com idade entre dois e seis anos. Muitas vezes a adenóide regride. Mas, em alguns casos, o problema pode persistir levando aos problemas de saúde e desenvolvimento citados acima.

“O tratamento consiste em uma cirurgia bastante simples que vai remover o excesso da mucosa nessas crianças com idade entre seis e oito anos. Com isso, a respiração se normaliza e, como o organismo da criança está em desenvolvimento, ele se readapta, minimizando os problemas que poderiam se desenvolver”, finaliza Mion

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário