Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ministério da Saúde lança orientação sobre alimentação saudável para escolas privadas

O objetivo é que a conscientização comece no colégio, mas se estenda à comunidade escolar

O Ministério da Saúde (MS) lançou, nesta quarta-feira, 5 de setembro, na PUCRS, em Porto Alegre, o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis. O principal objetivo da campanha é conscientizar os pequenos da importância de consumir alimentos mais nutritivos e menos calóricos, tomando-os agentes de disseminação da ideia dentro de casa.

De acordo com o MS, a iniciativa será implantada a longo prazo. O projeto começa pela escola, onde alguns hábitos alimentares são formados, mas logo se direciona aos pais, professores e alunos. A proposta é fazer a comunidade escolar entender a tabela calórica e a importância de manter uma dieta equilibrada.

Momentaneamente, os bares escolares são apenas orientados a substituir frituras por salgados assados, produtos industrializados por naturais, incentivar o consumo de frutas e evitar refrigerantes.

— Assinamos um termo de cooperação com as escolas particulares para transformar as cantinas em espaços promotores de saúde. O Brasil precisa enfrentar doenças crônicas e nós identificamos a escola como espaço estratégico de prevenção — afirma Patrícia Jaime, coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar de 2009 (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34,8% das crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Já Porto Alegre é a capital com maior número pessoas com sobrepeso no país (55,4%), sendo 60,7% homens e 50,7% mulheres.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário