Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Altos níveis de açúcar no sangue podem causar encolhimento do cérebro

Pessoas com glicose alta, mas sem diabetes, apresentam maiores chances de perda de volume no hipocampo e na amígdala

Pessoas que têm altos níveis de açúcar no sangue podem estar em maior risco de apresentar encolhimento do cérebro que ocorre normalmente com o envelhecimento e é responsável por doenças como a demência. É o que mostra estudo da Australian National University.

A equipe, liderada por Nicolas Cherbuin avaliou 249 pessoas entre 60 e 64 anos que tiveram níveis normais de açúcar no sangue, segundo o padrão definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os participantes passaram por um mapeamento do cérebro no início do estudo e repetiram o procedimento quatro anos depois.

"Vários estudos têm mostrado uma ligação entre o diabetes tipo 2 e encolhimento do cérebro e demência, mas não sabemos muito sobre essas pessoas sem diabetes e que possuem açúcar alto no sangue e experimentam estes mesmos efeitos no cérebro", afirma Cherbuin.

Os resultados mostraram que aquelas pessoas que apresentaram altos níveis de açúcar ou taxas abaixo de 6.1 mmol/l tinham maior chances de perda de volume em partes do cérebro, como no hipocampo e na amígdala, regiões que envolvem a memória e habilidades cognitivas.

Segundo a OMS, em jejum, níveis 10.0 mmol/l ou maiores são definidos como diabetes e taxas como 6.1 mmol/l são consideradas pré-diabetes.

Depois de controlar fatores como idade, pressão arterial, consumo de cigarro e álcool, entre outros, os pesquisadores descobriram que altos níveis de açúcar no sangue causam cerca de 6 a 10% do encolhimento do cérebro. "Estes dados sugerem que, mesmo em pessoas que não têm diabetes, os níveis de açúcar no sangue podem ter grande impacto na saúde cerebral", destaca Cherbuin.

A equipe ressalta que mais pesquisas são necessárias, mas que essas descobertas podem levar os pesquisadores a reavaliar o conceito de níveis normais de açúcar no sangue e a definição de diabetes.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário