Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Em Santos: Centro de Radioterapia começa a funcionar no ISO Hospital Dia

Instituição passa a ter equipamentos de alta tecnologia para tratar pacientes oncológicos da região como, por exemplo, o equipamento de Radioterapia Conformacional IGRT de Alta e Baixa Energia

O ISO Hospital Dia iniciou as atividades de seu novo serviço Centro de Radioterapia, localizado em Santos, região vive um momento econômico favorável.

O equipamento de Radioterapia Conformacional IGRT de Alta e Baixa Energia, da Varian, acoplado aos equipamentos para Neurocirurgia, da Brainlab, consegue efetuar o tratamento protegendo tecidos de regiões vizinhas, inclusive nos movimentos involuntários, como a respiração. “A máquina trabalha com precisão para corrigir erros durante o processo e ajustar a aplicação de acordo com os movimentos dos órgãos envolvidos e a respiração do paciente para poupar células vizinhas”, explica a diretora técnica do ISO Hospital Dia, Martha Perdicaris.
 
O hospital possui ainda um equipamento especializado que permite tratamentos mais curtos para tumores de coluna, pâncreas, fígado e pulmões.

Saiba mais...

O que é radioterapia?
É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.


Quais os benefícios da radioterapia?
Metade dos pacientes com câncer é tratado com radiações, e é cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Para muitos pacientes, é um meio bastante eficaz, fazendo com que o tumor desapareça e a doença fique controlada, ou até mesmo curada. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

O que significa Radioterapia IGRT?
Raditerapia IGRT é uma nova geração de equipamentos de radioterapia. IGRT significa radioterapia guiada por imagem (na sigla em inglês) e permite evitar cirurgias e diminuir efeitos colaterais do tratamento. A técnica consegue irradiar as células doentes preservando ao máximo os tecidos saudáveis.
 
Esse equipamento está disponível em poucos centros de excelência, como os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, em São Paulo, e agora, no ISO Hospital Dia, em Santos.
 
Com técnica de imagem avançada, o tumor é visualizado em tempo real, levando em conta até mesmo o deslocamento devido a respiração do paciente. A mira muito mais precisa resulta em tratamentos mais curtos.
 
O que significa Alta e Baixa Energia?
O acelerador linear disponível no ISO Hospital Dia possui duas energias, 6 MV e 15 MV. Quanto maior a energia, mais profunda é o ponto ótimo de tratamento. Por exemplo, para tratamento em regiões mais “estreitas”, crânio e pescoço, é melhor tratarmos com a energia de 6 MV. Já em regiões mais “largas” é melhor utilizarmos energias mais altas como 15 MV.
 
Quais tipos de tratamentos existem?
- Radioterapia conformacional tridimencional (3D): Radioterapia planejada com uma tomografia computadorizada que servirá de base anatômica onde é visualizado o alvo do tratamento e os órgãos adjacentes que devem ser preservados. Nesta modalidade, o tratamento é administrado baseado em marcas na pele do paciente que foram feitas em uma simulação de tratamento com filme de Raio-x. É a técnica mínima disponível no ISO Hospital Dia
 
- Radioterapia com Feixes de Intensidade Modulada (IMRT): é uma evolução da radioterapia conformacional tridimensional (3D) que segue os mesmos parâmetros porém os feixes de radiação possuem variações da intensidade permitindo que os órgãos vizinhos possam ser melhor poupados e que o alvo do tratamento possa receber mais dose aumentando a probabilidade de controle da doença.
 
- Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT): qualquer uma das técnicas citadas acima podem ser feitas com o posicionamento baseado em marcas na pele ou por imagens diárias do posicionamento real do paciente no momento do tratamento. Quando o tratamento do paciente é baseado em imagens diária do posicionamento real do paciente podemos chamar de IGRT.
 
- Radiocirurgia (SRS): Tratamento de radioterapia administrado em uma fração única.
 
- Radioterapia Estereotáxica: Tratamento de Radioterapia feito com um sistema de posicionamento independente do paciente. O paciente é fixado em um dispositivo que possui um sistema de coordenadas independente.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário