Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

14 hospitais são informatizados e utilizam PEP em Santa Catarina

 
Secretaria de Estado da Saúde colhe os frutos do projeto, iniciado em 2009, com a vitória da licitação pela Micromed Sistemas. Mais de cinco mil profissionais já utilizavam o PEP
 
Quatorze é a quantidade dos hospitais estaduais informatizados em Santa Catarina pela Micromed Sistemas, sediada em Joinville. Desde que venceu a licitação da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), em 2009, a empresa de soluções faz a integração de diferentes processos da gestão, desde o desempenho de profissionais e equipamentos, a consumo de materiais hospitalares e administrativos, além de todo o processo assistencial ao público.
 
Em dezembro de 2011, mais de cinco mil profissionais da saúde já utilizavam o Prontuário Eletrônico. Em seis meses de uso, foi registrado aumento de 25% no número de usuários do prontuário eletrônico do paciente (PEP). Até então, mais de um milhão e 950 mil atendimentos foram registrados pelo sistema e o faturamento médio por atendimento ambulatorial, por exemplo, aumentou em 53%. O projeto contou com a parceria da Tríplice Consultoria, empresa especializada em sistema de TI e suporte de gestão da saúde.
 
“A Secretaria, hoje, possui um dashboard que busca basicamente todas as nossas informações do ERP, dos sistemas legados, de Recursos Humanos, patrimônio, junta tudo e faz um dashboard com indicadores”, explica o diretor de marketing e vendas da Micromed Sistemas, Vilmar Alcides Burguesan.
 
Além disso, a solução também oferece acesso online aos diagnósticos por imagem e resultados de exames laboratoriais. De acordo com Burguesan, desde a implantação da solução, 92% das solicitações de exames foram lançadas por meio do PEP, ou seja, mais de 863 mil procedimentos. “Este foi um grande investimento para modernização gerencial e assistencial de nossas unidades, pois trabalhamos em um setor de alto impacto social, caracterizado por recursos escassos e demandas crescentes”, diz o gerente de Tecnologia de Informação da Secretaria de Estado da Saúde, Maurício Castro.
 
O diretor da Micromed explica que a Integração foi fundamental para o funcionamento dos atendimentos à distância, por meio do portal de telemedicina da SES. “Todos os cuidados que o paciente já precisou nessas unidades ficam armazenados: quais os problemas de saúde, as medicações prescritas e posologias, internações, tratamentos. Tudo está claramente digitalizado. No caso da medicação para internados, por exemplo, os erros médicos diminuem drasticamente. Isso porque os medicamentos e suas devidas formulações já estão arquivados no sistema, não é preciso fazer prescrições ou receitas a mão”, Burguesan.
 
O executivo adianta ao Saúde Web que mobilidade é segunda etapa a ser implantada nas unidades.
 
Para engajar os mais de cinco mil profissionais envolvidos, a Micromed estruturou uma metodologia de treinamento, promovendo workshops, ações de motivação para que os processos sejam replicados.
 
Atualmente a companhia fatura cerca de R$ 4 milhões e projeta um crescimento de 15% ao ano. “Nossa busca é crescer em mercados estratégicos, certamente em São Paulo e Nordeste”, conta Burguesan.
 
A Micromed possui filial em Florianópolis (SC) e canais de negócios em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Aracaju (SE), e além dos projetos implantados nos cincos Estados de Santa Catarina, a companhia também informatizou a Unimed Ceará e Unimed Cariri; SENAC-Aracajú; e hospitais privados e Clínicas de diagnóstico no Estado do Paraná.
 
As 14 instituições informatizadas até o momento:
 
- HOSPITAL REGIONAL HANS DIETER SCHMIDT (JOINVILLE)

- MATERNIDADE DARCY VARGAS (JOINVILLE)

- HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ (SÃO JOSÉ)

- INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DE SANTA CATARINA (SÃO JOSÉ)

- MATERNIDADE CARMELA DUTRA (FLORIANÓPOLIS)

- HOSPITAL NEREU RAMOS (FLORIANÓPOLIS)

- HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMÃO (FLORIANÓPOLIS)

- HOSPITAL WALDOMIRO COLAUTTI (IBIRAMA)

- HOSPITAL E AMTERNIDADE TEREZA RAMOS (LAGES)

- HOSPITAL SANTA TEREZA DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA (FLORIANÓPOLIS)

- HOSPITAL GOVERNADOR CELSO RAMOS (FLORIANÓPOLIS)

- INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DE SANTA CATARINA (SÃO JOSÉ)

- HOSPITAL DE FLORIANÓPOLIS (FLORIANÓPOLIS)
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário