Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Meteorismo

Este problema intestinal consiste numa acumulação excessiva de gases no intestino que provoca espasmos intestinais e distensão abdominal.

Existem muitas circunstâncias que estão associadas ao aumento da produção de gás como engolir muito ar por comer depressa ou em situações de estresse(aerofagia).

A ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono não absorvíveis (aumenta a fermentação no cólon), mudança brusca na alimentação (aumento do conteúdo de fibra) e tomar antibióticos que alterem a flora intestinal também podem causar um aumento na produção de gás. Pode provocar arrotos frequentes, ruídos na barriga, inchaço abdominal, dor e saída frequente de gases pelo ânus (flatulência).

Tratamento
Apesar de existirem medicamentos que ajudam a reduzir os incômodos, o truque para tratar o meteorismo está em alterar a dieta, diminuindo a ingestão dos alimentos que provocam flatulência e comendo mais devagar.

Evite:
- Algumas verduras (couve-flor, repolho, espinafres, pimentas e alface)


- Cereais integrais (pão, arroz e massa) ou algumas frutas (passas, abacaxí e ameixas)

- Bebidas como vinho ou Sucos.
 
Cuidados Básicos:
- Evite o tabaco.

- Beba e coma devagar, evitando falar muito durante as refeições.

- Não ingira bebidas deitado.

- Para aliviar a dor, aplique calor na barriga e incline o corpo para a frente.

Fonte alfabetodasaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário