Quando o dente sai da boca, o reimplante deve ocorrer em 10 minutos. Conservação no leite aumenta esse tempo para 6 horas´
Estudo clínico comprova, pela primeira vez, que o leite é um ótimo meio de conservação para dentes traumatizados ou avulsionados, que são aqueles que se soltam completamente da arcada dentária devido a um trauma. A pesquisa, desenvolvida pela professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Juliana Vilela Bastos, recebeu o Prêmio Jeans Andreasen no 17º Congresso Mundial de Traumatismo Dentários.
Levantamento realizado pela pesquisadora demonstrou que, dos 700 pacientes pesquisados, 80% procuraram atendimento emergencial dentro de seis horas, ou seja, se esses dentes tivessem sido armazenados no leite, a maioria dos reimplantes teria grandes chances de sucesso. " Para termos 100% de sucesso quando um dente sai completamente da boca, o reimplante deve ocorrer nos 10 minutos seguintes ao trauma ou ser armazenado no leite. Se o dente for colocado em um recipiente com leite, esse tempo de 10 minutos passa para seis horas e, nesse período, é possível procurar atendimento médico" , argumenta Juliana.
Desde a década de 1980, estudos experimentais já sinalizavam que o leite seria um ambiente propício à manutenção de dentes avulsionados. Contudo, a comprovação clínica veio agora com a tese de doutorado da professora, que tem como objetivo avaliar fatores genéticos e clínicos associados à cicatrização de dentes reimplantados.
" Sabemos que a maioria dos acidentes ocorre com crianças em idade escolar. O ideal, quando um dente sai inteiro após um trauma, é que a própria pessoa ou acompanhante tente colocá-lo no lugar nos 10 minutos seguintes à lesão. Entretanto, na maioria das vezes esse tempo é impossível de ser obedecido, pois até que as primeiras providências sejam tomadas, esse período já passou. Daí a importância de divulgar o leite como meio de conservação, pois ele é facilmente encontrado nas escolas infantis, onde ocorre a maioria dos traumas dentários" , diz Juliana.
Segundo a professora, a partir do momento que os professores e pais sabem o que fazer no momento do trauma (tentar reposicionar o dente ou guardá-lo no leite), as chances de sucesso do tratamento chegam a 100%.
Com informações da UFMG
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário