Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Diabetes pode estar relacionada com o Alzheimer

Cientistas do Instituto Salk para Estudos Biológicos, EUA, promovem pesquisas que apontam que o diabetes aumenta os níveis de proteínas ligadas a características do Alzheimer. O estudo sugere que pode haver uma relação entre a doença metabólica e a condição neurológica.

“Nosso estudo apoia e amplia os vínculos entre o diabetes, o envelhecimento e a doença de Alzheimer. Mostramos que o diabetes do tipo 1 aumenta a formação de proteína beta-amiloide no cérebro, e acelera o envelhecimento cerebral”, aponta a autora sênior Pamela Maher.
 
Os resultados da pesquisa sugerem que o sistema neurovascular pode ser um bom candidato para novos alvos terapêuticos para o tratamento de Alzheimer nos primeiros estágios desta doença.
 
A doença de Alzheimer e também diabetes são duas doenças aumentaram muito na população dos EUA. Alzheimer afeta um em cada 10 americanos com mais de 65 anos de idade e cerca de 50% das pessoas com mais de 85 anos. Mais do que 8% dos norte-americanos tem diabetes, com a grande maioria dos indivíduos, sendo superior a 60 anos.
 
Para promover essa pesquisa entre a relação entre diabetes e Alzheimer no cérebro envelhecido, os investigadores avaliaram dois conjuntos de modelos de rato. Um conjunto, conhecido como ratos SAMP8, foram submetidos a envelhecimento acelerado e deterioração precoce na aprendizagem e memória, bem como certo número de alterações do cérebro semelhantes às encontradas na doença de Alzheimer. O outro conjunto, ratos SAMR1, tiveram envelhecimento normal.
 
Foram encontrados aumentos em duas marcas de Alzheimer, o acúmulo da proteína beta-amilóide (Abeta) e da proteína tau no cérebro de ratos diabéticos, especialmente em células dos vasos sanguíneos circundantes. Abeta, peptídeo envolvido no Alzheimer, se agrega dentro dos astrócitos que, após interação com Abeta, liberam moléculas inflamatórias que podem destruir os neurónios.
 
Segundo os pesquisadores, o estudo confirma que o diabetes interage com o envelhecimento e contribui para o Alzheimer. Eles mostraram que o diabetes tipo 1 provoca uma ampla gama de alterações patológicas no cérebro de ambas as estirpes de ratos.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário