Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Oito cuidados para evitar crises de psoríase

Doença de pele exige medidas especiais na depilação, no banho e até para tomar sol
 
As lesões costumam aparecer após episódios emocionalmente traumáticos, mas, ainda assim, a verdadeira causa da psoríase é desconhecida.
 
Até agora, os especialistas conseguiram descobrir que esta é uma doença de pele caracterizada por placas escamosas e avermelhadas, sem coceira - a principal diferença em relação ao eczema, problema de aparência semelhante.
 
De acordo com a dermatologista Renata Ferreira Magalhães, médica assistente da disciplina de dermatologia da UNICAMP, estima-se que cerca de 3% da população mundial sofra do problema.

O diagnóstico costuma assustar, já que a psoríase não tem cura, mas ela não é contagiosa e pode ser controlada para que o paciente tenha uma vida completamente normal. Por isso, em 29 de outubro, Dia Mundial da Psoríase, o Minha Vida elaborou uma lista com hábitos que ajudam a evitar crises da doença.
 
Mulher passando hidratante na pele - Foto Getty ImagesHidratação
Pessoas com psoríase devem usar hidratantes corporais várias vezes ao dia, principalmente nas áreas onde costumam aparecer as lesões. "Prefira aqueles que não tenham muito perfume e cor, pois são menos propensos a desencadear uma alergia", afirma a dermatologista Cláudia Maia, coordenadora da Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Outra recomendação é evitar produtos com ureia, que podem causar ardência nas regiões mais sensíveis ou em processo de cicatrização. Aproveite o pós-banho para fazer a hidratação principal.
 
Mulher fazendo esfoliação - Foto Getty ImagesEsfoliação
"A esfoliação é contraindicada para pacientes que sofrem de psoríase", afirma a dermatologista Márcia Purceli, especialista em dermatologia pela UNIFESP. Segundo a especialista, o procedimento pode causar rompimento da pele, desencadeando uma nova crise. Este é o chamado fenômeno de koebner, em que um trauma em alguma região saudável da pele leva ao surgimento de lesões que existiam em outras partes do corpo. O mesmo acontece em portadores do vitiligo.
 
Sol - Foto Getty ImagesSol
Tomar sol não só é permitido como é recomendado para pacientes com psoríase. Mas, claro, alguns cuidados. O primeiro deles em relação ao horário de exposição. "Aproveite o calorzinho do sol até as 10h ou após as 16h", afirma a dermatologista Márcia. Outro cuidado é a duração da exposição. "Cerca de 10 minutos já são suficientes para aproveitar o efeito anti-inflamatório dos raios solares", complementa. O filtro solar pode ser usado apenas nas lesões de longa duração e, após o banho de sol, recomenda-se o uso de um hidratante.
 
Homem fazendo a barba - Foto Getty ImagesDepilação
De acordo com a dermatologista Cláudia, homens podem fazer a barba com lâmina normalmente, tomando cuidado apenas com traumas que possam provocar lesões. A depilação, por sua vez, requer ainda mais atenção. "O paciente deve optar pelo método que traumatizar menos a pele", explica. Se ele tem alergia à lâmina, por exemplo, deve evitar o uso. Se tem alergia à cera, por outro lado, recomenda-se tentar a lâmina. Entretanto, se a área estiver muito inflamada, o ideal é tratar a pele antes de realizar qualquer procedimento para evitar o agravamento do quadro.
 
Homem tomando banho - Foto Getty ImagesBanho
"O banho do paciente com psoríase deve ser rápido, morno e sem o uso de buchas", afirma a dermatologista Márcia. Quanto ao sabonete, prefira as versões neutras e glicerinadas. Por fim, seque a pele com uma toalha macia sem esfregar e tome cuidado especial com as regiões lesionadas.
 
Mulher usando cosmético - Foto Getty ImagesCosméticos
"Antes de realizar qualquer procedimento estético, consulte seu dermatologista", recomenda a especialista Cláudia. Segundo ela, a maior parte dos produtos pode ser usada em regiões livres de lesões. Nas áreas com traumas, entretanto, é preciso tomar cuidado para que substâncias presentes nas composições não agravem o quadro.
 
Mulher escolhendo roupas - Foto Getty ImagesRoupas
Opte sempre pelo conforto. "Roupas muito justas ou que não são de algodão podem impedir que a pele transpire normalmente, favorecendo a proliferação de fungos", aponta a dermatologista Márcia. Assim, prefira peças que permitam ventilação e não limitem seus movimentos.
 
Tatuagem - Foto Getty ImagesTatuagem e piercing
"Como a psoríase é uma doença caracterizada pelo fenômeno de koebner, o paciente deve estar ciente de que traumas causados por uma tatuagem ou um piercing podem desencadear o aparecimento de lesões", afirma a dermatologista Renata. Se você for arriscar, vale saber que está correndo o risco de surgir uma lesão crônica no local. De acordo com a especialista ainda, procedimentos para eliminar tatuagens também favorecem lesões.
 
Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário