Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Natação ajuda bebês a desenvolver habilidades como equilíbrio e força

Idade recomendada para o início da atividade é a partir dos seis meses
 
Cada movimento novo é uma descoberta. Submersos na piscina, um mundo diferente é desvendado pouco a pouco. Pais e filhos se aproximam num momento único. A indisposição não existe durante os 45 minutos de aula, e a alegria é compartilhada pelos pais como uma conquista. Todos sonham.
 
A diversão cativa os pais e a quem assiste na sala de espera. Os mais novos estranham, mas em poucos segundos estão familiarizados com o mundo aquático. Os pequenos atletas ganham prazer e felicidade.
 
Arthur Freiberger, dois anos e quatro meses, fica à vontade. Mergulha e nada tranquilamente. Entrou na aula por causa de crises de asma e bronquite.
 
— Resolvemos colocá-lo para prevenir novas crises e prevenir acidentes. Ele volta mais calmo e até o sono melhora — afirma o pai Felipe Hildebrawd Lima, 31 anos.
 
O professor de natação Dani D'Aquino trabalha há 25 anos com crianças e já deu aula para mais de 5 mil delas. Ele explica que os pequenos aprendem enquanto brincam:
 
— Primeiro, vem a perda do medo. Depois, o prazer de flutuar e o exercício de outras habilidades, como o equilíbrio e a força.
 
Para a pediatra Marice El Achkar Mello, a criança que saiu do útero ainda tem na memória o contato com a água e tem uma facilidade maior em nadar. Além disso, o desenvolvimento afetivo com os pais aumenta. É como uma proteção, como se fosse uma massagem no pulmão com a troca de oxigênio.
 
— O ideal é colocar a criança a partir dos seis meses, quando ela tem mais defesas. A natação melhora o sono e o apetite. É uma atividade completa — completa Marice.
 
Benefícios
-É importante para o desenvolvimento físico, para a formação cognitiva e afetivo-social da criança, desenvolvendo sua personalidade e inteligência.
 
- Crianças que praticam natação desde cedo têm uma melhor alfabetização.
 
- A água, ainda nos primeiros meses de vida, favorece a saúde e proporciona momentos de prazer e descoberta. Desenvolve uma série de reflexos e estímulos e ajuda a tranquilizar o sono.
 
- É uma excelente atividade motora e faz desabrochar a personalidade e o desenvolvimento do bebê.
 
- O contato corporal entre pais e filhos, dentro d'água, provoca sensações positivas e de apoio emocional, o que fortifica ainda mais o relacionamento.
 
- A natação é o único esporte que estimula todas as partes do corpo, já que a água proporciona movimentos tridimensionais. O pequeno não encontra barreiras.
 
Cuidados
- A maior parte das aulas de natação é para crianças a partir dos três ou quatro meses. Alguns pediatras preferem esperar até os seis meses ou mais para liberar o uso da piscina, dependendo da criança e do risco de infecções.
 
- Para entrar na água, o ideal são as fraldas especiais para uso em piscina, mas elas não são obrigatórias. As fraldas descartáveis comuns "incham" e atrapalham os movimentos do bebê.
 
- Óculos de natação só serão necessários por volta dos três anos.
 
- A temperatura ideal da água é entre 29ºC e 30ºC. Se estiver calor, você pode entrar com o bebê numa piscina não aquecida, mas lembre de levar uma toalha para aquecer bebê na saída.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário