Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Febre maculosa está em expansão no Estado

Carrapato transmissor de febre maculosa (Amblyomma cajennense).
São Paulo concentra 70% de todos casos registrados no País
 
A febre maculosa está reemergindo na área rural de São Paulo. Transmitida pela saliva do carrapato, a doença atingiu neste ano 40 pessoas. A constatação é do coordenador de controle de doenças da secretaria Marcos Boulos. “
 
— Nitidamente, ela está em expansão no Estado.
 
O estudo Saúde Brasil 2011, do Ministério da Saúde, mostra que São Paulo concentra 70% de todos casos registrados no País entre 2007 e 2011. Em 2010, foram 57 casos no Estado. No ano passado, 73. Nesse período, a letalidade passou de 37% para 53%. “
 
— O diagnóstico tem de ser feito rapidamente. Mas muitas vezes o médico demora a suspeitar de febre maculosa.
 
Quando a doença evolui para a forma grave, o tratamento fica difícil. Os surtos registrados no Estado ocorrem na população do campo, geralmente entre aqueles que têm contato com capivaras, cavalos e, mais raramente, cães e gatos portadores de carrapatos infectados. Para Boulos, o aumento do número de casos pode estar relacionado à expansão da população de capivaras. “
 
— É preciso discutir como esse fenômeno pode ser revertido. Há uma questão ambiental, mas estamos falando de saúde pública.
 
O aumento da letalidade da febre maculosa é registrado em todo o País. Em 2011, a taxa nacional foi de 38%. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que a variação não é algo marcante. “
 
— Temos de olhar os números com cuidado. Como o universo de pacientes com a doença é pequeno, qualquer alteração provoca uma diferença porcentual significativa.
 
O secretário atribui o aumento, também, à melhora da investigação das causas de morte. Mesmo com essas ressalvas, Boulos e Barbosa avaliam ser necessário aumentar a rapidez no diagnóstico.
 
Os primeiros sintomas geralmente aparecem uma semana após a picada do carrapato contaminado. O quadro é parecido com o de outras doenças, o que dificulta a identificação: dor no corpo, febre, falta de apetite.
 
A diferença são manchas avermelhadas em todo corpo, num segundo estágio, seguidas por problemas renais, neurológicos e hemorragias. “
 
— Médicos devem perguntar se o paciente esteve em áreas rurais, em contato com carrapatos ou animais como cavalos e capivaras.
 
Pessoas que vão para o campo ou têm contato com animais devem relatar o fato para médicos. Hantavirose O Saúde Brasil 2011 destaca aumento de letalidade por hantavirose no País. A taxa nacional de 2011 foi a maior registrada desde 2000: 53% dos pacientes morreram.
 
Barbosa afirma que esse aumento é associado aos mesmos fatores: diagnóstico tardio, melhora na identificação das causas de óbito e um universo relativamente pequeno de casos, o que leva a porcentuais elevados de variação. “
 
— Assim como a febre maculosa, os sintomas da hantavirose são parecidos com os de outras infecções, daí a necessidade de o médico estar atento. “
 
São duas doenças graves, cujo desfecho está intimamente ligado ao diagnóstico precoce.”
 
— Entre 2000 e 2011, foram confirmados 1.440 casos da hantavirose em todo o País. Mato Grosso registrou o maior número de casos: 240, o equivalente a 16,6% do total. A doença é transmitida por roedores silvestres e provoca uma síndrome pulmonar.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário