Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dieta rica em vegetais reduz risco de câncer de próstata

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, mostram em um novo estudo que o consumo de uma dieta à base de alimentos de origem vegetal reduz o risco de câncer de próstata agressivo
 
A pesquisa revela que uma alta ingestão de flavonóides, um grupo de compostos encontrados em plantas, pode diminuir a incidência de um tipo mais grave da doença nos homens.
 
“A incorporação de mais alimentos e bebidas de origem vegetal, tais como frutas, legumes, ervas e chá, na dieta pode oferecer alguma proteção contra o câncer de próstata agressivo. Encher o prato com alimentos ricos em flavonóides é um comportamento que pode ser alterado para conseguirmos um impacto benéfico sobre a saúde”, afirma Susan Steck, líder do estudo.
 
Para o estudo, Steck e sua equipe usaram dados de quase 1,9 mil homens diagnosticadas com câncer de próstata. Os participantes preencheram um questionário com informações sobre histórico alimentar para que fosse avaliado a ingestão de flavonóides.
 
Os homens com maior ingestão total de flavonóides tinham um risco 25% menor de câncer de próstata agressivo em comparação com aqueles homens com menor consumo dos compostos.
 
“Nós descobrimos que a maior ingestão de flavonóides totais foi associada a chances reduzidas de câncer de próstata agressivo, mas nenhuma subclasse individual de flavonoides pareceu ser protetora de forma independente, o que sugere que é importante consumir uma grande variedade de alimentos de origem vegetal na dieta, em vez de se concentrar em um tipo específico de alimento”, destaca Steck.
 
Além disso, o risco de câncer de próstata agressivo foi ainda menor nos homens com menos de 65 anos e em fumantes com os mais altos níveis de ingestão de flavonóides.
 
Os resultados mostraram que frutas e sucos cítricos, como laranjas, chá, uvas, morangos, cebolas e verduras cozidas foram os principais contribuintes para a ingestão de flavonóides totais entre os participantes.
 
“Os resultados apoiam as recomendações de saúde pública e as diretrizes de organizações que incentivam o consumo de uma dieta mais à base de plantas. Em particular, o maior consumo de alimentos ricos em flavonóides pode ser benéfico para as pessoas que estão em maior risco de câncer, como aquelas que fumam”, conclui.
 
A autora apresentou o estudo durante o International Conference on Frontiers in Cancer Prevention Research, evento anual promovido pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário