Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de abril de 2013

Arnica

Flores de arnica
Nome científico
Arnica montana L.
 
Nomes alternativos
Arnica-das-montanhas, panacéia-das-quedas, quina-dos-pobres, tabaco-de-montanha, espiga-de-ouro
 
Descrição
Planta nativa da Europa central vastamente cultivada em todo o mundo. Suas flores grandes, amarelas ou alaranjadas, exalam um perfume suave. É uma planta medicinal muito usada no Brasil, especialmente em preparações homeopáticas e fitoterápicas.
 
É importante salientar que existem várias plantas chamadas popularmente de arnica, mas muitas são de espécies diferentes, e não compartilham das mesmas propriedades curativas.
 
Parte utilizada
Flores.
 
Uso medicinal
Tratamento tópico da dor, hematomas e inflamações resultantes de traumas, contusões, torções e inchaços.
 
Modos de uso
Compressas de infusão em água quente, de tintura em álcool ou óleo essencial diluído. Encontrada nas farmácias em forma de pomada.
 
Cuidados e contraindicações
Apenas para uso externo, a ingestão pode causar distúrbios digestivos e cardiovasculares. Não aplicar em feridas abertas.
 
Efeitos colaterais
A aplicação prolongada da tintura na pele pode causar dermatite tóxica ou alérgica. Suspender o uso imediatamente em caso de alergia.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário