Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de abril de 2013

Conheça a Ayurveda, medicina milenar indiana que busca o equilíbrio do organismo

Conheça a Ayurveda, medicina milenar indiana que busca o equilíbrio do organismo Felipe Martini/Agência RBS
Foto: Felipe Martini / Agência RBS
Técnica do Shirodhara pode ter efeito de meditação e
consiste em uma oleação da testa
Cada vez mais popular no Brasil, a prática se utiliza de técnicas de cura como massagens, saunas e tratamentos com óleos e ervas
 
Uma terapia que busca o equilíbrio entre a mente, o corpo e os elementos da natureza. A Ayurveda é uma prática milenar que nasceu na Índia e, lá, é reconhecida e aplicada como medicina regular, com suas técnicas específicas de diagnóstico, tratamento e, inclusive, cirurgia. Aqui no Brasil, a Ayurveda é considerada uma terapia e sua prática tem conquistado muitos adeptos nos últimos anos.
 
A palavra Ayurveda vem do sânscrito, uma das 23 línguas oficiais da Índia, e é composta por duas partes: ayus (vida) e veda (conhecimento). A medicina Ayurvédica parte do princípio de que tudo no universo é formado por cinco elementos básicos da natureza: espaço (ou éter), ar, fogo, água e terra. O objetivo é estudar as influências desses elementos na natureza e no ser humano. Unidos dois a dois, eles formam os doshas, as três bionergias responsáveis pelo funcionamento global do ser humano.
 
A psicóloga, especialista em Ayurveda e Yoga e diretora do Centro Premananda, Amanda Trindade, explica que cada dosha (chamados de Vata, Pitta e Kapha) possui suas próprias características e funções no organismo. Normalmente, cada pessoa tem a predominância de uma bionergia, embora tenha sempre a influência das outras. O objetivo da Ayurveda é, justamente, buscar um equilíbrio entre os doshas para o bom funcionamento psicofísico do corpo.
 
— Um desequilíbrio entre os doshas significa que o organismo da pessoa não está funcionando em harmonia, o que gera doenças, alterações de humor e uma má qualidade de vida em geral. A Ayurveda busca o equilíbrio entre as bionergias para o bom funcionamento do organismo como um todo, tanto física como psicologicamente — explica Amanda.
 
Conheça os doshas
A predominância de um dosha pode refletir-se em todas as características de uma pessoa, sejam elas físicas, comportamentais ou psicológicas.
 
Conheça os princípios de cada um deles:
 
Vata: o dosha Vata é responsável por tudo que se movimento no corpo, pela circulação. Pessoas que tem o Vata predominante são muito ativas, móveis, agitadas e energéticas. Elas costumam ter metabolismo rápido e, por isso, muitas vezes são magras e com pouco desenvolvimento muscular. Sua pele é seca, áspera, fina e com veias visíveis. O desequilíbrio deste dosha gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar no corpo: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia.
 
Pitta: o dosha Pitta é ligado, principalmente, à digestão. Quem tem este dosha predominante costuma ser de estatura média, com maior desenvolvimento muscular. Sua pele é macia e quente, tem muito calor corporal e, muitas vezes, transpira excessivamente. Seu cabelo é fino e avermelhado ou loiro e eles podem apresentar envelhecimento precoce, calvície ou queda de cabelo excessiva. O desequilíbrio do dosha Pitta pode levar a azia, queimação abdominal, calor no corpo, aumento da sudorese, pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade.
 
Kapha: é o dosha responsável pela estrutura do corpo. Pessoas com Kapha predominante tendem a ser pesadas ou grandes. Costumam estar acima do peso, ganhar peso facilmente e têm grande desenvolvimento muscular. Sua pele é grossa, lisa e úmida, clara ou pálida, com poucas rugas e seus dentes são fortes, brancos e bem formados. O dosha Kapha desequilibrado está relacionado ao peso corporal aumentado, lentidão, preguiça, oleosidade e embotamento mental.
 
Técnicas de cura
A Ayurveda se utiliza de diversas técnicas de cura para buscar o equilíbrio entre os doshas e a saúde do organismo. Aqui no Brasil, a maioria delas são externas, como massagens, saunas e tratamentos com óleos e ervas. Na Índia, por ser reconhecida como medicina regular, a Ayurveda também aplica tratamentos mais complexos como desintoxicações de fígado, intestinos, pulmões, entre outros.
 
O profissional da Ayurveda é capaz de diagnosticar, em uma consulta inicial, qual a constituição natural de uma pessoa (o prakriti) e onde ela está no momento (o vikriti), que apresenta onde estão os seus desequilíbrios. A partir destes diagnósticos, os tratamentos adequados são indicados, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Em vídeo, veja algumas terapias aplicadas pela Ayurveda:



Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário