Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Colírios são perigosos e devem ser usados por recomendação médica

Os colírios não são tão inofensivos como muitas pessoas acreditam e os usam indiscriminadamente. Os oftalmologistas explicam que o colírio é um medicamento e seu uso sem indicação, além de mascarar o verdadeiro problema, pode provocar outros distúrbios.

Dentre os mais perigosos estão os colírios com corticóide (anti-inflamatório) e os anestésicos. O primeiro é indicado normalmente para melhorar a irritação e a vermelhidão dos olhos. Entretanto, segundo os oftalmologistas, 25% dos brasileiros são sensíveis a essa substância.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Marcus Sáfady, explica que nos pacientes com sensibilidade, o corticóide aumenta a pressão intraocular. A longo prazo, o uso indiscriminado pode levar à lesão do nervo óptico (glaucoma), diz.

Os anestésicos locais podem aumentar lesões pré-existentes na córnea. Esse tipo de medicamento só é vendido, atualmente, para hospitais. Mas, segundo Sáfady, muita gente ainda tem o produto guardado em casa.

Há ainda outro colírio que causa problemas, a lágrima artificial com vasoconstritores, substâncias que contraem os vasos sanguíneos dos olhos. O médico relata que o uso deste colírio, com o tempo, faz com que o mecanismo fique sem efeito e o olho mais irritado.

Marcus Sáfady dá algumas dicas para cuidar dos olhos:

- Usar óculos protetores em locais de trabalho com vento e poeira;

- Usar óculos de sol com proteção contra os raios ultravioleta;

- Proteger os olhos ao utilizar água sanitária e produtos à base de cloro;

- Verificar os brinquedos das crianças e evitar os pontiagudos, para que não machuquem os olhos na hora da brincadeira;

- Dormir entre 6 e 8h por dia, também protege os olhos. A produção das lágrimas obedece a um ciclo de hormônios do corpo. Quando se fica muito tempo acordado, essa produção para e o olho resseca, causando desconforto, explica o oftalmologista.

- E finalmente, evitar o ar condicionado sempre que possível.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário