Objetivo é disseminar a cultura da doação na rede de ensino e reduzir as filas de espera por rins e córneas
Pais, alunos e professores da rede municipal de ensino de Manaus receberam, nesta quarta-feira (27), um curso de formação de multiplicadores de informações sobre doação de órgãos e tecidos.
Os participantes conheceram a situação atual dos transplantes no estado, o caminho da doação e o banco de olhos do Amazonas. Os assuntos foram apresentados tanto por profissionais de saúde do estado como também em forma de vídeos educativos animados. Mais de 30 pessoas de oito escolas da rede foram instruídas.
A coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, explica que a capacitação faz parte da programação da Central Estadual de Transplantes para disseminar a cultura da doação de órgãos no estado.
Ao final do curso os participantes são orientados a realizar, dentro do ambiente escolar, atividades educativas onde possam abordar o tema e levar a informação para os outros integrantes, tanto alunos como outros professores, gestores e pais.
Também foi apresentado o site oficial da Central Estadual de Transplantes, onde estão disponibilizadas todas as informações oficiais sobre doação e transplantes de órgãos e tecidos no Amazonas. Veja aqui.
De acordo com a Central Estadual de Transplantes, até maio deste ano foram realizados 24 transplantes de rim a partir de doador falecido e outros 201 entre vivos. Também foram realizados 761 transplantes de córnea. A fila de espera por um rim no Amazonas tem 550 pacientes. Outros 625 aguardam a disponibilidade de córnea.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário