Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Inverno piora as dores osteoarticulares e estudos mostram que acupuntura melhora tais condições

Muitas pessoas – em especial os idosos – pensam na chegada do inverno como um vilão: junto com ele, bate à porta as dores ósseas, musculares e articulares. A ciência ainda não explica exatamente como as alterações meteorológicas pioram algumas doenças e alguns doentes, mas sabe-se que, alterações na pressão atmosférica (barométrica) juntamente com a umidade e a temperatura baixa interferem no funcionamento normal das células e consequentemente dos órgãos e sistemas orgânicos.

Atualmente, no arsenal terapêutico ocidental, podemos contar com diversas alternativas terapêuticas para aliviar o sofrimento daqueles que padecem de dores agravadas pelo clima, entre elas a acupuntura – método milenar da tradicional medicina chinesa que atua em pontos estratégicos.

“A acupuntura atua nas articulações, nos ossos e nos músculos, melhorando a nutrição e o reparo celular das juntas, bem como aumenta a vascularização e equilibra o metabolismo dos músculos e dos nervos, trazendo relaxamento e aliviando dores nessa época de temperaturas baixas”, comenta Dr. Márcio De Luna, especialista em acupuntura há 28 anos, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ) e especialista em Neurociência aplicada à Longevidade (IPUB/UFRJ).

“Os idosos em geral têm dificuldades de mobilidade por consequência de um metabolismo muscular mais frágil e com a acupuntura, além de reduzir o problema das dores ósseas e articulares, o método previne a atrofia muscular e ainda contribui para uma melhor longevidade”, conclui.

Estudo aponta melhoria na motricidade humana
Um estudo realizado na Universidade de Waseda, em Tóquio, no Japão, apontou que o tratamento através da acupuntura pode melhorar significativamente o movimento humano.

Segundo Akiko Onda, pesquisadora que liderou o estudo durante quatro anos, os resultados alcançados nesse estudo identificaram que a acupuntura pode prevenir a atrofia dos músculos esqueléticos. Durante a pesquisa, publicada pela Biochemical and Biophysical Research Communications, a equipe comprovou que a perda de massa muscular poderia ser significativamente revertida pela acupuntura.

“O resultado desse estudo é extremamente importante para a população em geral, por conta da perda muscular anual média, de 1%, que todos nós apresentamos normalmente após os 40 anos, e mais ainda por aqueles que perdem muita massa por causa de problemas de saúde, ou porque estão acamados ou apresentam problemas de locomoção e atrofias”, comenta Dr. Márcio De Luna.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário