Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de julho de 2012

Desejo e satisfação sexual permanecem ativos em mulheres idosas

Segundo estudo da UFPE, ausência de parceiro ou conflitos conjugais são as principais causas da abstinência sexual neste grupo

Estudo conduzido na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) revela que tanto a atividade quanto a satisfação sexual permanecem ao longo da vida das mulheres e se manifestam de diversas formas, sendo a ausência de um parceiro ou conflitos conjugais as principais causas da abstinência sexual neste grupo. Pesquisa abordou três formas de prática sexual de mulheres entre 60 e 91 anos: heteroafetiva, homoafetiva e autoerotização.

Durante o estudo, foram entrevistadas 276 idosas, de 15 grupos de convivência, das quais 190 declararam desejo por sexo. " Aquelas que revelaram ausência de desejo alegaram terem sofrido traumas, conflitos com o marido (agressividade, infidelidade etc.) e virgindade. Algumas eram viúvas que resguardavam a imagem do esposo e havia ainda as que referiram doenças crônicas que inibiam o surgimento do desejo" , afirma Mário Roberto Agostinho da Silva, mestre em Saúde Coletiva da UFPE. Segundo ele, esse desejo, muitas vezes, é reprimido, ao ponto de algumas mulheres tentarem substituí-lo por outras atividades ou pensamentos e até tomarem remédios para evitá-lo.

Mário Roberto também destaca o percentual de mulheres que não tinham domínio sobre o próprio desejo. " Elas queriam transar com o marido, mas sublimavam isso porque aguardavam a hora em que ele estivesse com vontade. Outras odiavam a relação com o marido, mas se submetiam a ele, inclusive embriagado, porque não tinham controle pra executar nem evitar o ato sexual" descreve. Ele explica que o ciclo de reposta sexual da mulher é variável: tanto pode começar sem o desejo ou a excitação, como pode se encerrar antes do orgasmo. A satisfação pode surgir com um carinho, por exemplo, diferente da maioria dos homens.

Religião
A educação familiar e religiosa foi identificada na pesquisa como alguns dos fatores sociodemográficos que mais influenciam no comportamento sexual, impedindo a busca saudável pela satisfação plena da sexualidade. Para algumas culturas calcadas em religiões, o ato sexual devia ser desprovido de prazer, com a função única de procriar, sendo a mulher proibida de expressar seus sentimentos. A educação feminina também era rígida, e os reflexos dessa época, em que a mulher deveria guardar-se " imaculada" como um sinal de honra, assumindo o cuidado da casa, dos filhos e do marido, permanecem até hoje. " Muitas das entrevistadas conheceram o marido no dia do casamento" , conta o pesquisador.

Novo olhar para o idoso
Diante do crescimento da expectativa de vida no Brasil e também da feminização do envelhecimento, o pesquisador considera importante o novo olhar que seu estudo lança sobre a sexualidade dos idosos, tanto pelo ponto de vista do próprio idoso quanto pelo ponto de vista da saúde pública. Segundo ele, vários casos considerados como disfunção sexual têm como causa a falta de informação e podem ser evitados, além do índice de Aids na terceira idade, que precisa ser alertado e combatido. Na área acadêmica, Mário Roberto afirma que ainda existe escassez na literatura sobre sexualidade e idosos, bem como a ausência conceitual no diz respeito à satisfação sexual.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário