Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de julho de 2012

Campanha "Fique Sabendo" examina população contra hepatites virais no Rio

Expectativa é de realizar de cerca de 300 exames na capital. Ação é parte da programação para o Dia Mundial de Contra Hepatites

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro promove, nos próximos dias 26 e 27, quinta e sexta-feira, a campanha "Fique Sabendo", por ocasião do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no próximo sábado (28). Serão realizados cerca de 300 testes de triagem para as hepatites B e C na Praça Tiradentes, no Centro da capital, entre 10h e 17h.

Conforme a coordenadora Estadual de Hepatites Virais Gerência DST/AIDS/ Sangue e hemoderivados, Clarice Gdalevici, os testes consistem na punção digital (furo do dedo para colher gotas de sangue) para verificar a presença dos vírus da hepatite B e dos anticorpos contra a hepatite C.

"O Ministério da Saúde autorizou a utilização dos testes rápidos de hepatite como testes de triagem. Eles têm boa sensibilidade e especificidade, mas ainda tem que ser confirmados por sorologia no laboratório para critério de diagnóstico. Portanto, se o teste der positivo, o paciente deverá ser submetido ao teste convencional. Se o indivíduo autorizar, será colhida nova amostra na hora para enviar ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen)", explica Clarice.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário