Praticar o esporte sem tênis exige mais energia do organismo
Estudos recentes levantaram a polêmica de que o uso de tênis na corrida impede que os pés se exercitem corretamente. Tanto que uma linha de corredores é a favor da prática da atividade descalça. No entanto, um novo estudo coloca por terra essa teoria e aponta que correr descalço é menos eficiente do que correr de tênis.
O estudo publicado no jornal Medicine & Science in Sports & Exercise fez vários testes para chegar a essa conclusão. Colocaram corredores na esteira com tênis e descalços, apenas de meia. A conclusão foi de que os que corriam sem o calçado usaram quase 4% mais energias em cada passo do que aqueles que usaram o tênis. Por que isso acontece?
Porque ao correr descalço, a força gerada quando pé atinge o solo é transferida para os músculos das pernas. Com isso, o organismo exige uma energia extra-adicional, aumentando o custo metabólico da atividade. Como o uso de tênis, principalmente os novos modelos levíssimos do mercado, esse desgaste metabólico é evitado, pois eles oferecem um efeito de amortecimento, exigindo menos das pernas.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário