Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

OMS comemora decisão da justiça australiana contra publicidade no cigarro

Fumar causa câncer de boca e gargantaNova lei substitui publicidade por imagens de males relacionados ao fumo nos maços e passa a valer em dezembro

A Organização Mundial de Saúde (OMS) manifestou-se, nesta quarta-feira (15), a favor da decisão da justiça da Austrália de indeferir ação movida pelas empresas fabricantes de cigarro contra a nova lei antitabaco do país. Com a nova medida, todas as embalagens de cigarro seguirão um padrão único, sem traços gráficos, publicidade ou fotos atrativas. Os maços carregarão apenas imagens de doenças relacionadas ao tabagismo. A lei passa a valer a partir de dezembro.

As fabricantes alegavam que a lei violava a Constituição da Austrália, além restringir a propriedade intelectual e a livre concorrência de um produto legalizado, argumentos rejeitados pelo Supremo Tribunal do país.

Muitos países, como o Brasil, já determinam que as embalagens exibam fotos ou textos descrevendo os efeitos de fumar no organismo, e alguns limitam o tamanho da marca ou proíbem certos slogans, mas a abordagem dupla da Austrália é, até o momento, a mais rigorosa política em nível mundial.

A OMS reafirmou que o tabaco é uma ameaça à saúde que mata a metade de seus consumidores. Segundo a agência, seis milhões de pessoas morrem anualmente por causa do cigarro. Número que pode subir para oito milhões ao ano até 2030, caso políticas como a australiana não sejam adotadas.

Conheça melhor a nova lei australiana (em inglês)

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário