Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Estudo mostra que quantidade de chuva afeta mortalidade infantil

Análise revela que variações na precipitação pluviométrica causam mais mortes entre crianças menores de um ano

Uma análise espacial de Pernambuco mostrou que nas regiões onde a incidência da chuva é acima ou abaixo da média, a mortalidade infantil é maior. A pesquisa é da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e feita pela sanitarista Maria Aparecida Guilherme da Rocha.

Conforme a Agência USP de Notícias, a análise revela que variações na precipitação pluviométrica causam mais mortes entre crianças menores de um ano.

— Tanto nos períodos em que choveu menos do que o esperado para a região, quanto nas regiões onde a chuva superou as expectativas, foi maior a taxa de mortalidade.

Para organizar o levantamento, as regiões do Estado foram divididas em duas partes: semiárido (parte mais seca, com uma média pluviométrica menor que 800 milímetros ao ano) e não semiárida (parte mais úmida - área no entorno da capital, da zona da mata, com média pluviométrica acima da média de Pernambuco).

Foram 122 municípios analisados na região semiárida e 62 na região chamada pela pesquisadora e por seu orientador na pesquisa, Almerio de Castro Gomes, de "não semiárida". Foram estudados dados dos últimos 11 anos nas regiões.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário