Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dispositivo implantado no céu da boca promete reduzir ronco em até 80%

Apneia pode acarretar males como hipertensão, diabete tipo 2 e acidente vascular cerebral

Pacientes que roncam e foram diagnosticados com apneia leve têm agora mais uma opção de tratamento. Um microchip implantado no fundo do céu da boca, o chamado palato mole, por meio de um procedimento minimamente invasivo, promete reduzir em até 80% o ruído do ronco.

Estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que 33% dos moradores de São Paulo sofrem de apneia do sono, caracterizada pela interrupção momentânea da respiração enquanto a pessoa dorme. Há estimativas que indicam que 50% da população em geral tenha o problema, que pode acarretar males como hipertensão, diabete tipo 2 e acidente vascular cerebral.

O implante palatal é comercializado com o nome Pillar e é fabricado pela Medtronic. A técnica, já usada na Europa e nos Estados Unidos, foi aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cada unidade custa cerca de US$ 200 — são usadas de três a cinco implantes em cada paciente.

Nesta semana, a técnica será apresentada por médicos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital São Camilo, em São Paulo, durante um curso sobre diagnóstico e tratamento da apneia obstrutiva do sono.

Segundo José Antonio Pinto, chefe do serviço de otorrinolaringologia do São Camilo, a técnica é uma boa opção para pessoas com grau leve de apneia do sono, que é caracterizada por cinco a 15 interrupções da respiração por hora. A apneia moderada ocorre quando o sono é interrompido de 15 a 30 vezes e a grave quando é acima de 30.

De acordo com o especialista, a técnica usa minúsculos implantes de polietileno — um tipo de plástico usado na área cirúrgica e em outros enxertos. No consultório, o paciente recebe anestesia local ou sedação e, por meio de uma pistola especial, os implantes são aplicados no fundo do céu da boca, onde ocorre a maior vibração.

Em geral, são usados três implantes e o procedimento dura 20 minutos. Até agora, cinco pacientes do São Camilo receberam o implante, mas ainda não é possível avaliar os resultados porque o procedimento foi realizado recentemente.

Técnica é contestada por médicos
A explicação para a eficácia dos implantes, segundo os criadores da técnica, é que eles produzem uma reação na região onde a cirurgia é feita, gerando uma fibrose, cicatrização que enrijece o tecido e, consequentemente, reduz o ronco.

O paciente retoma as atividades normais em seguida e consegue se alimentar normalmente após alguns dias, sendo indicada alimentação líquida no período pós-cirúrgico. Nas primeiras semanas, pode ser necessário tomar algum analgésico para reduzir o inchaço.

— Fica uma sensação de corpo estranho na garganta, mas some rápido — garante José Pinto.

Para a médica Lia Bittencourt, que coordena o Instituto do Sono, os resultados com o implante palatal não são tão eficazes quanto o uso do CPAP (aparelho que impede o fechamento da garganta durante o sono) e do aparelho intraoral (tipo de mordedura de silicone que mantém a boca do paciente fechada durante o sono e que puxa a mandíbula para a frente).

— O uso do CPAP é melhor para todos os casos, mas nem todos os pacientes aderem. Não está totalmente comprovado se o implante palatal realmente ajuda a regularizar as interrupções da respiração para menos de cinco vezes por hora de sono. Por isso, ainda não usamos — diz.

O otorrinolaringologista Michel Cahali, do Hospital das Clínicas de São Paulo, conhece a técnica e diz ter uma impressão ruim sobre sua eficácia:

— Aparentemente, o implante seria eficaz para reduzir o barulho do ronco, mas teria eficácia quase zero para tratar apneia. E menos de 5% dos pacientes têm ronco sem apneia associada.

Para Cahali, ainda é necessário que sejam realizadas mais pesquisas na área para demonstrar que o implante é realmente uma boa alternativa, especialmente por causa do preço.

— Não é um procedimento novo. Nos EUA deve ser usado desde 2004, mas a difusão ainda é baixa porque a tecnologia é cara.

Vale lembrar que o ronco — que afeta grande parte da população — traz uma série de problemas de saúde, e pode influenciar nos níveis de colesterol e glicose no sangue e, ainda, fazer com que as artérias envelheçam mais rapidamente, levando ao infarto.

Causas do ronco
:: Flacidez nos músculos da boca e da garganta

:: Amídalas e adenoides hipertrofiadas

:: Desvio do septo

:: Pólipos no nariz

:: Palato em forma de ogiva

:: Rinite, sinusite e obstruções nasais

:: Queixo retraído

:: Envelhecimento

Fatores de risco
:: Estar acima do peso

:: Ingerir bebidas alcoólicas

:: Usar de remédios para dormir ou de calmantes

:: Dormir de barriga para cima

:: Comer demais ou comer pratos pesados antes de dormir

:: Ter refluxo gastroesofágico

:: Fumar

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário