Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Novo teste permite diagnóstico de ataque cardíaco em uma hora

Técnica que detecta mudanças em marcador padrão de infarto do miocárdio agiliza e melhora tratamento de pacientes com dor no peito

Cientistas do University Hospital Basel, na Suíça, desenvolveram um teste sensível capaz de diagnosticar o ataque cardíaco em apenas uma hora em pacientes com dor no peito.

A abordagem, que detecta mudanças mínimas em um marcador bioquímico padrão para infarto do miocárdio pode agilizar e melhorar o tratamento de pacientes nas emergências.

"Há uma demanda por novas ferramentas que podem ajudar a triagem rápida de pacientes com ataque cardíaco, especialmente já que as emergências têm ficado mais cheias", afirma a pesquisadora L. Kristin Newby.

Quando um paciente chega ao hospital com dores no peito, a primeira coisa que os médicos fazem é detectar ou descartar um ataque cardíaco. O padrão para diagnóstico da condição se baseia em avaliação clínica, eletrocardiográfica, e medição de um marcador bioquímico chamado troponina (ou CTN). Sem um teste rápido para o marcador, pode levar 3 horas ou mais para verificar se há aumentos nos seus níveis.

A equipe, liderada por Tobias Reichlin, desenvolveu e validou um algoritmo projetado para ajudar os médicos rapidamente a detectar ou descartar o ataque cardíaco.

Eles recrutaram 872 pacientes que chegaram à emergência com dor torácica aguda. Ataque cardíaco foi o diagnóstico final em 147 (17%) dos mesmos.

Eles testaram o algoritmo em metade dos pacientes e validaram na metade restante. O algoritmo usou dados gerais e alterações absolutas nos níveis do marcador bioquímico dentro da primeira hora.

Quando eles validaram o teste no segundo grupo de pacientes, dentro de uma hora eles descartaram o ataque cardíaco em 60% deles e detectaram a condição em 17%, 23% foram classificados como sendo zona de observação.

Eles descobriram que a sobrevivência após 30 dias foi de quase 100%, 98,6% e 95,3% para os pacientes classificados como sem ataque cardíaco, zona de observação, e com a condição, respectivamente.

Segundo os pesquisadores, o uso do algoritmo permitiu uma classificação correta e rápida dos pacientes que deram entrada no hospital com dor no peito. "Esta nova estratégia pode evitar a necessidade de acompanhamento prolongado e coleta de sangue constante em pacientes com dor torácica", conclui Reichlin.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário