Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PR faz mutirão de cirurgias para reabilitar pacientes de hanseníase

Secretaria da Saúde estima que existam 150 pacientes curados da doença, mas que ainda sofrem com as deformidades

O Paraná vai realizar um mutirão de cirurgias para reabilitação em pacientes com deformidades causadas pela hanseníase (lepra). Desde maio deste ano, 11 pessoas já passaram pelo procedimento. Nesta quarta (15) e quinta-feira (16) mais 50 pacientes passarão por avaliação clínica com o médico ortopedista.

O objetivo da avaliação é definir se há necessidade de cirurgia ou de tratamento fisioterapêutico. A Secretaria da Saúde estima que existam 150 pacientes curados da hanseníase, mas que ainda sofrem com as deformidades deixadas pela doença.

Toda a assistência é oferecida no Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, em Curitiba.

Os pacientes que precisarem de cirurgia serão operados a partir do mês de outubro, durante mutirão coordenado por Elifaz Cabral, que servirá também para a formação de novas equipes especializadas. Hoje, apenas dois médicos cirurgiões do Centro de Reabilitação estão aptos a realizar o procedimento.

Uma equipe multidisciplinar, com médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, está à disposição dos pacientes. " O Paraná tem aqui uma estrutura de Primeiro Mundo e que dá totais condições para um atendimento adequado ao paciente" , disse Elifaz Cabral.

De acordo com o cirurgião, o processo pré-operatório é tão importante quanto o procedimento cirúrgico. " Há casos em que a cirurgia é um sucesso, mas o paciente continua andando como se tivesse deformidade nos pés" , disse. Por isso, o médico indicou sessões de fisioterapia para mudar o comportamento de alguns pacientes durante estes dois meses que antecedem a cirurgia.

" Com a formação de mais equipes, nosso objetivo é zerar a fila de espera pela cirurgia da hanseníase, o que levará mais qualidade de vida a essas pessoas que já sofreram com o preconceito" , explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

De acordo com Sezifredo Paz, além da reabilitação, a cirurgia cumpre um papel importante no resgate da autoestima do paciente. " Ele ganha mais autonomia, pois sua locomoção fica facilitada e em alguns casos pode até voltar a trabalhar" , disse.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário