
Os estabelecimentos de saúde do Rio Grande do Sul receberão uma norma de aplicação da primeira dose de antibióticos em crianças. A anúncio foi feito nesta semana pelo secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, após ser informado de que a política enfrenta falhas, pois as equipes de postos de saúde reclamam da inexistência de orientação nesse sentido.
Dentro de uma semana, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) marcará agenda com Secretário Municipal para orientar as gerências distritais em Porto Alegre.
Em setembro do ano passado, Simoni garantiu o apoio da SES à campanha Antibiótico 1º dose imediata, levada a cabo por UNICEF/Ministério da Saúde/Pastoral da Criança, com apoio sindical. O objetivo é fazer com que os pais recebam o medicamento nas Unidades Básicas de Saúde e a primeira dose seja ministrada nas crianças ainda lá, por médico ou profissional de enfermagem. Depois, os responsáveis devem ser instruídos a dar em casa o restante do remédio corretamente.
" A norma precisa chegar a todos os municípios de maneira direta, porque medicação há. Falta orientação, mas vou conversar com meu pessoal e elaborar uma estratégia" , relatou o secretário. " No ambulatório do Hospital Conceição, onde trabalho, isso também não está ocorrendo. E sabemos como é importante ministrar antibiótico o quanto antes" , disse a secretária-geral do SIMERS, Ana Maria Martins.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário