Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ingestão regular de azeite de oliva protege a saúde dos ossos

Pesquisa espanhola mostra que óleo está associado a aumento nos marcadores de formação óssea e ajuda a prevenir osteoporose

Cientistas espanhóis descobriram que uma dieta rica em azeite de oliva pode ajudar a proteger os ossos e reduzir o aparecimento de doenças como osteoporose.

A pesquisa sugere que o consumo do azeite em conjunto com a dieta mediterrânea aumenta a concentração de osteocalcina, proteína encontrada nos ossos.

A perda de massa óssea relacionada à idade e a diminuição da resistência óssea afeta mulheres e homens e são um importante determinante do risco de osteoporose e fratura.

"A ingestão de azeite de oliva tem sido relacionada com a prevenção da osteoporose em modelos de ratos experimentais e in vitro. Este é o primeiro estudo a demonstrar que o azeite preserva a massa óssea, por meio do aumento da circulação de marcadores ósseos em humanos", afirma o principal autor do estudo José Manuel Fernández-Real, do Hospital Dr. Josep Trueta, na Espanha.

A equipe recrutou 127 homens com idades entre 55 e 80 anos selecionados aleatoriamente e acompanhados por dois anos.

Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos de intervenção: um recebeu dieta mediterrânica com nozes mistas; outro recebeu uma dieta mediterrânica com azeite virgem e o último ingeriu uma dieta de baixa gordura.

Determinações bioquímicas de osteocalcina, glicose, colesterol total e triglicérides foram realizadas no início e após dois anos de acompanhamento em amostras de sangue em jejum.

Os investigadores descobriram que apenas o consumo de dieta mediterrânea com azeite foi associado com um aumento significativo nas concentrações de osteocalcina total e outros marcadores de formação de osso.

"É importante notar que a osteocalcina no sangue foi associada com a preservação da secreção de insulina em indivíduos que consumiam azeite de oliva", conclui Fernández-Real.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário