Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tai Chi pode ajudar no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica

A pesquisa sugere a prática de um estilo específico desta arte marcial pode melhorar a capacidade física e a qualidade de vida de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e pode ser tão benéfica quanto a reabilitação pulmonar.

A DPOC é uma doença crônica, progressiva e parcialmente reversível que acomete os pulmões. É mais comum entre os homens mais velhos e em pessoas que fumaram durante vários anos. Pessoas que tiveram tuberculose também podem desenvolver a doença que tem como principal característica a destruição dos alvéolos e o comprometimento dos restantes.

Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, reuniram 42 pessoas com DPOC. Metade do grupo frequentou aulas de Tai Chi Chuan duas vezes por semana – no caso o “estilo do sol”, que possui movimentos mais fáceis e, por isso, permite que seja praticado por pessoas de qualquer idade – bem como a realizar Tai Chi em casa, enquanto a outra metade seguiu a recomendação médica habitual, que não inclui a prática de qualquer tipo de exercício físico.

Após 12 semanas, os pesquisadores pediram a todos os participantes que respondessem um questionário que indica como a doença afeta a qualidade de vida do paciente. Eles também foram testados para suas capacidades físicas por meio de um teste de caminhada em uma esteira.

Comparado com o grupo que seguiu a recomendação médicia usual, os participantes que praticaram o Tai Chi conseguiram caminhar durante mais tempo no teste da esteira. Eles também tiveram uma pontuação maior no questionário, indicando uma melhor qualidade de vida. Os resultados, publicados no periódico European Respiratory Journal, também mostraram que a intensidade do Tai Chi seguiu as recomendações para o treinamento de exercício para pessoas com DPOC.

Para a autora da pesquisa, Regina Wai Man Leung, com um número crescente de pessoas que estão sendo diagnosticadas com DPOC, é importante oferecer opções diferentes de atividade física e que podem ser adaptadas para atender cada indivíduo. “Os resultados desta pequena amostra fornecem evidências convincentes de que o Tai Chi é um programa de treinamento eficaz para pacientes com DPOC e poderia ser considerado como uma alternativa aos programas de exercícios habituais de formação que estão disponíveis na reabilitação pulmonar”, conclui.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário