Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tipo de cultura celular determina ação terapêutica de tecidos artificiais

Descoberta pode levar a tecidos mais eficazes para reparar vasos sanguíneos danificados por doenças cardíacas e câncer

Investigadores do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, descobriram que a eficácia de tecidos artificiais criados para o tratamento de doenças depende da forma das células que o compõe, determinada pelo tipo de suporte no qual essas células cresceram.

A pesquisa pode ajudar os cientistas a entender porque alguns implantes de tecidos funcionam melhor que outros na reparação de vasos sanguíneos danificados por doenças como aterosclerose em certos pacientes.

O trabalho também vai permitir a criação de implantes ainda mais eficazes para essa e outras doenças, incluindo o câncer.

Laura Indolfi e seus colegas testaram vários ' andaimes' em laboratório a fim de determinar o que os torna mais eficazes que outros na produção de tecidos artificiais para o tratamento de lesões dos vasos sanguíneos.

Em particular, eles verificaram células endoteliais cultivadas em suportes de superfícies planas e aquelas cultivadas em andaimes tridimensionais mais porosos.

Os resultados mostraram que as células cultivadas em estruturas 3D tenderam a ser mais eficazes na reparação de danos e supressão da inflamação.

As descobertas podem ajudar os cientistas a manipular os andaimes para cultivar células sob medida para aplicações específicas e ajudar a aperfeiçoar suportes existentes de tecidos artificiais.

 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário