Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tratamento inédito bloqueia dependência de heroína e morfina

Técnica emprega remédio que atua sobre mecanismo-chave no sistema imunológico do corpo que amplifica o vício em drogas opióides

Cientistas australianos descobriram uma maneira inédita de bloquear a dependência de morfina e heroína e, ao mesmo tempo, aumentar o alívio da dor dos pacientes.

A nova abordagem atua sobre um mecanismo-chave recém-descoberto no sistema imunológico do corpo que amplifica a dependência a drogas opióides. Estudos laboratoriais demonstraram que a aplicação do medicamento (+)-naloxona é capaz de bloquear seletivamente a resposta imunitária ligada à dependência.

A pesquisa pode levar a novas drogas para tratar pacientes com dor severa, bem como ajudar os usuários de heroína a largar o vício.

"Nossos estudos têm mostrado conclusivamente que podemos bloquear o vício através do sistema imunológico do cérebro, sem visar as redes cerebrais", afirma o principal autor do estudo, Mark Hutchinson, da Universidade de Adelaide.

Segundo os pesquisadores, tanto o sistema nervoso central quanto o sistema imunológico desempenham papeis importantes na dependência. O trabalho mostrou que bloquear apenas a resposta imunológica no cérebro evita o vício em drogas opióides.

A equipe focou o estudo sobre o receptor imune conhecido como receptor 4 Toll-like (TLR4).

Drogas opióides como a morfina e a heroína se ligam a TLR4 de forma semelhante à resposta imune normal às bactérias. O problema é que TLR4 então age como um amplificador para o vício.

Os pesquisadores descobriram que a droga (+)-naloxona desliga automaticamente o vício. Ela acaba com o desejo por drogas opióides, elimina comportamentos associados ao vício, e altera alterações neuroquímicas no cérebro, ou seja, a dopamina, produto químico importante para sensação de "recompensa" da droga, não é mais produzida.

"Esta pesquisa muda fundamentalmente o que entendemos sobre opióides, recompensa e vício. Nós suspeitamos a alguns anos que TLR4 pode ser a chave para o bloqueio da dependência de opiáceos, mas agora temos a prova", afirma a autora sênior do trabalho, Linda Watkins, da Universidade de Colorado, nos EUA.

De acordo com os pesquisadores, estudos clínicos podem ser possíveis dentro dos próximos 18 meses.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário