Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Refeições próximas aos horários de descanso engordam mais

Não é só a quantidade de calorias consumidas que faz com que você engorde. O horário que você as consome também pode contribuir para o ganho de peso.

É isto o que indica um estudo apresentado no evento anual da Sociedade para o Estudo do Comportamento Alimentar (SSIB, na sigla em inglês), e que se baseia em estudos anteriores feitos com modelos animais. De acordo com esses estudos o consumo calórico nos horários de menor atividade física – próximo ao horário de dormir, por exemplo – é muito mais danoso ao organismo do que os alimentos ingeridos em períodos mais ativos.

A pesquisa, feita pela equipe de Susanne la Fleur e Andries Kalsbeek, da Universidade de Amsterdã, na Holanda, apontou que os açúcares e as gorduras, em especial, são os principais vilões desse tipo de comportamento alimentar.

Entre os grupos de modelos animais observados, aqueles que consumiam calorias antes de períodos de inatividade física ganharam muito mais peso do que grupos que consumiam as mesmas quantidades de alimentos calóricos durante horários onde eles continuariam ativos fisicamente (como no meio do dia, ou logo após acordarem).

A associação desse comportamento ao ganho de peso, dizem os pesquisadores, se deu principalmente pelo fato do organismo, durante o período de descanso, produzir menos calor (a atividade física é menor e, portanto, o corpo precisa de menos energia para se manter aquecido).

“É preciso balancear alimentação e gasto calórico para que o controle do peso seja efetivo. Se um indivíduo se alimenta, mas não realiza nenhum tipo de atividade física, mesmo que mínima, essa energia vai se transformar em gordura e se acumular no corpo. Ficar atento aos horários de determinadas refeições – aquelas onde açúcares e gordura são usadas na preparação dos pratos, em especial – poderia ajudar certas pessoas a controlarem melhor seu ganho de peso”, dizem os autores.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário