Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Novo desinfetante atóxico combate infecções hospitalares em 90 segundos

Tratamento com Akwaton em concentração abaixo de 1% elimina esporos bacterianos na água e em superfícies de aço e vidro

Cientistas canadenses desenvolveram um novo desinfetante atóxico que funciona de forma rápida e em concentrações extremamente baixas e pode ajudar a controlar infecções hospitalares persistentes.

Testes com o composto chamado Akwaton revelaram sua eficácia contra esporos de bactérias que se ligam à superfície e são difíceis de destruir como Clostridium difficile, Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) e Escherichia coli.

Os esporos bacterianos são tolerantes ao calor e podem sobreviver vários anos em um estado desidratado, antes de serem reativados. A maioria dos desinfetantes químicos controla ou impede o crescimento de esporos em vez de destruí-los irreversivelmente.

O presente estudo mostrou que Akwaton foi capaz de destruir esporos bacterianos em suspensão na água, anexados ao aço inoxidável ou superfícies de vidro, em concentrações bem abaixo de 1% após tratamento de apenas 90 segundos.

"A maioria dos desinfetantes devem ser aplicados em concentrações muito mais elevadas, normalmente entre 4 e 10%, para se livrarem de esporos bacterianos. Infelizmente tais níveis elevados destes compostos também podem ser prejudiciais para os seres humanos e outros animais. Akwaton não é corrosivo, não causa irritações, é inodoro e é eficaz em concentrações muito baixas", destaca o líder da pesquisa Mathias Oule, da Université de Saint-Boniface.

Segundo os pesquisadores, Akwaton é mais vantajoso porque é de ação rápida e também é ambientalmente seguro. "Todas essas propriedades o tornam um desinfetante ideal para hospitais e laboratórios. Também pode ter grande valor na indústria de alimentos para combater patógenos alimentares formadores de esporos, tais como Bacillus cereus e Clostridium perfringens", conclui Oule.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário