Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pacientes reclamam da falta de informações antes de tratamentos e cirurgias

Estudo aponta que médicos acabam omitindo consequências raras da consulta médica

Decidir fazer uma cirurgia ou um tratamento invasivo não é fácil, e por isso é comum querer saber todos os detalhes e possíveis riscos antes de começá-lo. Estar preparado é essencial para o sucesso do procedimento, e tanto paciente quanto médico sabem disso. Ainda assim, um número crescente de processos judiciais contra médicos acabou despertando a curiosidade de pesquisadores na Universidade de Melbourne, na Austrália. E por que tantas pessoas estavam surpresas com o resultado dos procedimentos que haviam feito?

Foram avaliadas mais de dez mil reclamações ao longo de sete anos. Destas, 481 viraram processos judiciais, pois os pacientes desenvolveram algum tipo de deficiência. Cerca de 2/3 passaram a conviver com sequelas graves, como o aparecimento de dor crônica ou a necessidade de outro procedimento cirúrgico.

As principais reclamações vêm do fato dos médicos não terem alertado sobre o que poderia acontecer no caso de alguma complicação. Do outro lado, a maioria dos profissionais se defende da acusação dizendo que alguns riscos são tão raros que nem valeria a pena levantá-los. Segundo os pesquisadores, muitos profissionais subestimam a importância desses dados e acabam ignorando alguns por não quererem interromper o tratamento.

Siga os passos para garantir a qualidade de uma consulta médica
Marque com antecedência
Não é novidade que ninguém deve deixar as tarefas para a última hora. Ao se consultar com um médico, a regra é a mesma: marque com antecedência para ter um melhor atendimento. "Com mais tempo, o profissional pode fazer um diagnóstico ou sugerir um tratamento mais eficaz", aponta o clínico-geral Flávio Arruda.

Conte todos os detalhes da sua história
Mesmo que seja a primeira passagem com o doutor, é importante levar exames ou avaliações que você já tenha feito com outros profissionais. Essa é uma forma rápida de ter seu histórico nas mãos dele. Além disso, lembre-se de falar quais medicamentos você toma, por quais complicações você já passou e se alguém da sua família possui alguma doença crônica, como hipertensão ou diabetes.

Explique o que você está sentindo
Você é o melhor observador que o seu corpo pode ter. Por isso, preste atenção nos sinais que ele está mandando de que tem algo errado. Como ressalta o médico: "Se o paciente souber passar com facilidade todas as informações, a consulta médica ficará muito mais completa". E nada de esconder ou ficar com vergonha de falar algo: cada dado é essencial para o diagnóstico.

Não fique com nenhuma dúvida
"Por mais que pareça boba ou insignificante, a pergunta de um paciente deve ser feita na consulta médica, recomenda o médico Sandro Melim. A única forma de garantir que o tratamento será feito corretamente é seguindo passo a passo as recomendações do profissional.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário